Comunidade participa ativamente da eleição dos diretores da Reme

Vinte e quatro escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá escolhem nesta quinta-feira (04) seus diretores e o Colegiado Escolar de cada unidade. O processo eleitoral começou às 7 horas e só termina às 19 horas. Logo em seguida, será feita a apuração dos resultados, que devem ser encaminhados para a Secretaria de Educação na sexta-feira. A homologação dos eleitos deve ser publicada no DIOCORUMBÁ até o dia 12 de julho.

A expectativa é de que cerca de 15 mil pessoas participem da eleição. “O que nos chamou a atenção foi a adesão maciça da comunidade. Desde cedo há movimento em praticamente todas as escolas. Os pais se organizaram para participar da eleição sem prejudicar o trabalho”, comentou a secretária de Educação, Roseane Limoeiro. Durante a manhã, ela visitou a maioria dos colégios da cidade. No período vespertino, ela se dedica às escolas da zona rural.

“Para a Prefeitura, o que vale é isso: a participação da comunidade. Temos pais e alunos integrando a comissão escolar e até trabalhando voluntariamente como fiscais. O objetivo era exatamente esse: compartilhar esse momento de democracia com toda a comunidade escolar”, continuou Roseane, destacando também o envolvimento dos alunos da Rede Municipal.

“É uma aula de cidadania para as nossas crianças”, completou. Ângela Maria da Silva Penha, mãe de uma aluna da Escola Cyríaco Félix de Toledo, concordou com a secretária de Educação. “É uma atividade muito importante para nossos filhos, que desde cedo têm a oportunidade de escolher seus diretores”, afirmou. A moradora do bairro Guatós ainda enfatizou a necessidade da presença dos pais nas eleições.

“Os pais devem saber quais propostas dos diretores ou diretoras são boas para a escola. E isso a gente só consegue vindo aqui, ouvindo cada um e escolhendo o melhor”, finalizou. Em todas as unidades da Reme o processo eleitoral é acompanhado por um conselho eleitoral e duas técnicas da Secretaria de Educação.