Alfabetização na Idade Certa atende professores da região das águas

Dando continuidade ao Curso de Formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, cerca de 20 professores da região das águas participaram de uma formação continuada com foco no “Planejamento do Ensino na Perspectiva da Diversidade”, “Apropriação do Sistema da Escrita Alfabética” e a “Consolidação da Alfabetização nas Escolas do Campo”. A Atividade, que acontece no Espaço Educacional desde quarta-feira, 24, nos períodos da manhã e tarde, tem encerramento hoje à noite.

 

A cargo da Secretaria de Educação, o programa vem surpreendendo a cada encontro. “Eles têm se adaptado fácil a essas formações e já no primeiro semestre de curso, conseguimos identificar resultados em sala de aula”, explicou a coordenadora do PNAIC, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum.

 

Ainda segundo ela, os educadores alfabetizadores das regiões das águas já trouxeram atividades feita pelos alunos. “São professores que trabalham com séries multiseriadas, envolvendo a alfabetização e o letramento”, contou, anunciando que no final de 2014 será realizada uma avaliação externa do MEC. “Nós vamos saber se conseguimos está na média ou acima da média pelo Governo Federal”, completou.

 

Em prática desde o mês de março, o programa trouxe muita experiência para os professores. “Nós planejamos uma aula e trabalhamos as palavras chaves usadas em datas comemorativas, festa junina, dia das mães. A partir disso, fizemos todo um cronograma para apresentar as crianças. Eles produziram textinhos, apresentaram para as mães, foi bem bacana”, contou a professora de 1º ao 5º ano, da região do São Lourenço, Juliana Andrade.

 

Para a orientadora do curso, Soraia da Silva Moraes, o encontro é um momento de apresentarmos aos profissionais, na teoria e na prática, a realidade no campo. “Estamos adaptando o currículo deles para estarem ensinando de forma completa o letramento. Eles já faziam esse trabalho, mas estamos reforçando sobre a importância”, destacou.

 

Programa

 

Em março, o prefeito Paulo Duarte reuniu autoridades ligadas ao setor educacional, entre outros, e anunciou a adesão de Corumbá ao PNAIC, um programa do Governo Federal que prega a união dos governantes, educadores e pais de alunos pela alfabetização em língua portuguesa e matemática de todas as crianças com até 8 anos de idade que estejam concluindo o terceiro ano do ensino fundamental.

 

As principais novidades da adesão da cidade ao Pacto serão o fornecimento de materiais didáticos específicos; o oferecimento de cursos de extensão de 120 horas, em universidades federais, a professores (que atuarão como multiplicadores desse conhecimento); e o sistema de bolsas mensais a esses professores.