Semana Antidrogas terá palestras direcionadas aos jovens estudantes

Corumbá abre na terça-feira, 25, a Semana Municipal Antidrogas que, este ano, será marcada por palestras voltadas à juventude corumbaense. A programação está a cargo da Prefeitura Municipal coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio da Gerência de Políticas para a Juventude da Casa da Cidadania de Corumbá.

 

O tema a ser abordado será “Impactos das drogas na população jovem”. A palestra terá como foco a juventude estudantil das redes municipal, estadual e particular. A Gerência da Juventude considera que o tema é de fundamental importância para esclarecer aos jovens sobre os impactos do uso de substâncias ilícitas e licitas, nas questões físicas, morais, psicológicas e jurisdicionais.

 

“O momento compreendido entre o final da puberdade e a ascensão à idade adulta é a faixa etária onde sedimentamos nossas bases preferenciais, experiências, e desenvolvemos criticidade diante dos acontecimentos”, lembra o gerente Victor Raphael de Almeida.

 

“É também o momento que exercermos a independência perante as linhas familiares e passamos a incorporar a cultura de grupo, que pode trazer acesso às experimentações das mais diversas formas, sendo as drogas uma delas, da qual, em vista das formas de relação da sociedade, é iminente seu acesso direto ou indireto a esse universo”, complementa.

 

A atividade acontecerá nos períodos matutino e noturno com o Defensor Público Carlos Eduardo Oliveira de Souza, da 1ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri, Infância e Juventude. Ele vai ministrar a palestra juntos aos jovens das Escolas do SESI e na Escola Municipal Barão do Rio Branco, às 9 e 19 horas, respectivamente.

 

Já no período vespertino, a Associação Corumbaense e Ladarense de Assistência e Prevenção aos Usuários de Drogas (ACLAUD), será a responsável pela palestra direcionada aos alunos da Escola Estadual Maria Leite. A atividade vai até sexta-feira, 28.