Programa pretende estimular jovem empreendedor na rede de ensino

Estimular e consolidar o espírito empreendedor no jovem: com essa missão está chegando em Corumbá a Junior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos que somente no Brasil já beneficiou cerca de 3 milhões de alunos.

 

O programa é sustentado por um tripé: a Junior Achievement, que ministra cursos sobre empreendedorismo, mercado global, sustentabilidade, ética e cidadania, educação financeira, fluxo de caixa, entre outros temas importantes; as empresas, que sustentam a organização como mantenedoras financeiras e também compartilham seus profissionais para orientar os estudantes; e o Poder Público, que disponibiliza o acesso aos alunos e às instalações das escolas para a realização dos cursos durante o período curricular.

 

E é aí que a prefeitura de Corumbá já está fazendo sua parte: por meio de parceria com a Secretaria de Educação, 246 turmas da 4ª à 9ª séries, num total de 7.400 alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), devem ter acesso a esse rico conteúdo, que influenciará diretamente na formação dos jovens, tornando-os mais capacitados para os desafios que a vida os reserva. “Muitos alunos sentem-se desafiados a abrir seu próprio negócio para atender demandas específicas de mercado”, disse Lucilene Couto, diretora executiva da Junior Achievement.

 

No entanto, para que o programa Junior Achievement seja disponibilizado em todas as escolas da Reme (e, posteriormente, até na rede estadual e escolas particulares), é necessária a adesão das empresas de Corumbá.  Para isso, a Secretaria de Indústria e Comércio promoveu nesta quinta-feira, 20, um encontro entre empresários da cidade e representantes da Junior Achievement de Mato Grosso do Sul, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

 

“A reunião foi produtiva, os representantes tiveram a oportunidade de apresentar o plano de trabalho da Junior Achievement, a missão e o objetivo da associação, as formas de parceria com a iniciativa privada, além de esclarecer todas as dúvidas existentes dos empresários”, comemorou o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barros. “Nossa missão agora é, à partir das contribuições e sugestões dadas na reunião, consolidar tudo em um projeto que será apresentado nessas empresas para transformá-las em parceiras e mantenedoras da Junior Achievement em Corumbá”, acrescentou.

 

Junior Achievement

 

A Junior Achievement é uma instituição sem fins lucrativas que foi fundada em 1919 nos Estados Unidos e atualmente está presente em 123 países, beneficiando 10 milhões de jovens ao ano. No Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal, com a atuação de 85 mil voluntários, consolidando a formação de uma cultura empreendedora dentro de uma perspectiva ética e responsável, já tendo atingido a marca de 3 milhões de alunos.

 

No Mato Grosso do Sul, a Junior Achievement foi fundada em junho de 2005 pelo Sebrae. Presente em Campo Grande, a associação atendeu, desde a sua inauguração, mais de 15 mil jovens por meio de mais de 100 profissionais voluntários por ano e o suporte de 30 empresas parceiras, entre mantenedoras e apoiadoras.