Profissionais de saúde vão passam por capacitação nesta sexta-feira

Profissionais que atuam na Santa Casa de Corumbá, Maternidade, Prefeitura e demais instituições que atendem mulheres em situação de violência sexual, vão passar por uma capacitação nesta sexta-feira, 21, para o desenvolvimento do projeto Superando Barreiras – Atendimento as Vítimas de Violência Sexual, e a Interrupção Legal da Gestação de acordo com a Norma Técnica do Ministério da Saúde, que será implantado no hospital corumbaense.

 

A capacitação está marcada para a Associação Medica de Corumbá, localizada na Rua Campo Grande, 3537, Bairro da Popular Velha, nos horários das 07 às 11 e das 13 às 17 horas. É o que informa a assistente social da Santa Casa, Elaine da Silva Fernandes. Segundo ela, o cursos será direcionado a médicos ginecologista, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e farmacêuticos da Santa Casa e Maternidade, além de gestores e profissionais que atuam na Prefeitura Municipal, em atendimento a mulheres em situação de violência sexual.

 

O treinamento tem como base na Norma Técnica do Ministério da Saúde e inclui aspectos como a organização do cuidado: área física, recursos humanos e equipamentos necessários; padrão de atendimento, considerações éticas e legais; apoio psicológico e social para as mulheres; contracepção de emergência; doenças de transmissão sexual, hepatite viral e infecção pelo HIV, e testes laboratoriais necessários.