Prefeitura realiza diagnóstico de turismo com 165 empresas do setor

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR/Pantanal), iniciou no dia 10 de maio uma série de visitas aos empreendimentos turísticos na área urbana e área rural (Porto Morrinho, Distrito de Albuquerque e Estrada Parque Pantanal) para identificar as necessidades de qualificação de mão-de-obra para o setor. Até o final do mês de julho serão visitadas 165 empresas rurais e urbanas do setor turístico da área de alimentação fora do lar, hotéis e pousadas, agências e operadoras e barcos-hotéis.

 

Após o diagnóstico das necessidades das empresas e da demanda da população, as oportunidades serão disponibilizadas no segundo semestre de 2013, por meio do Programa PRONATEC Copa. O Programa é uma das ações de preparação do Governo Federal em parceria com os destinos turísticos brasileiros e as instituições de ensino Senac, Senai, Sesi, Senar, Sest, escolas públicas federais e estaduais (institutos federais e escolas estaduais de educação profissional), que juntos qualificarão os profissionais que atuam no mercado e também os que desejam entrar no ramo de trabalho do turismo para melhor atender essa demanda.

 

Estão à disposição das empresas e sociedade em geral os cursos para agente de informações turísticas, atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, bartender, camareira em meios de hospedagem, churrasqueiro, copeiro, cozinheiro industrial, garçom, governanta em meios de hospedagem, mensageiro em meio de hospedagem, cerimonialista e mestre de cerimônias, monitor de recreação, organizador de eventos, pizzaiolo, recepcionista em meios de hospedagem, recepcionista de eventos, salgadeiro, sommelier, sushiman, condutor de turismo de aventura (somente quando o ofertante estiver habilitado nos procedimentos normatizados de segurança).

 

Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, “essa é uma chance para entrar ou se fortalecer no mercado de trabalho e crescer profissionalmente”.

 

O PRONATEC Copa oferece ainda aos participantes uma bolsa de ensino no valor de R$ 320,00 ao mês para apoiar o aluno no custeio dos gastos particulares, como transporte até o local das aulas. Além disso, os técnicos da FUNDTUR/Pantanal estão apoiando as empresas com o Cadastur. O CADASTUR é uma das ferramentas do Ministério do Turismo, que em conjunto com o Município, visam cadastrar os empreendimentos turísticos e qualificar os prestadores de serviços turísticos para garantir um turismo seguro sem informalidade aos turistas que visitam a região do Pantanal de Corumbá/MS. O cadastro, além de trazer inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o turista sobre os empreendimentos turísticos da região, disponível em www.cadastur.turismo.gov.br.

 

Para efetuar a pré-inscrição os interessados devem ser maiores de 18 anos, portar RG e CPF, ter ensino fundamental completo ou ensino médio completo, de acordo com a exigência do curso escolhido. É preciso apresentar também cópia de comprovante de residência. A pré-inscrição pode ser realizada na Fundação de Turismo do Pantanal, situada na rua Domingos Sahib, 570, no Porto Geral. Mais informações pelo telefone 3231-2886.