Prefeitura quer um sistema de transporte coletivo moderno e eficiente

A Prefeitura de Corumbá está trabalhando para, em julho, publicar o edital do procedimento licitatório na modalidade de Concorrência Pública, para delegar a exploração, mediante concessão, com exclusividade, do serviço público de transporte coletivo de passageiros na cidade, e que contemple não só a área urbana, mas também rural, incluindo o sistema de linhas municipais atuais, bem como aquelas que porventura venham a ser criadas, substituídas, alteradas ou suprimidas durante a concessão.

 

A decisão foi tomada pelo prefeito Paulo Duarte em cumprimento a um compromisso de oferecer transporte público digno, com qualidade e conforto para a população corumbaense, bem diferente do atual sistema, regido por um contrato firmado em 1996, 17 anos atrás.

 

“A cidade cresceu, desenvolveu nos últimos anos. Portanto, há necessidade do transporte coletivo se adaptar à atual realidade, inclusive como elemento indutor de contínua evolução, representada pelo crescimento populacional, pela expansão territorial, bem como pela descentralização espacial das atividades econômicas e sociais”, salienta.

 

Como se sabe, a política municipal de mobilidade urbana e transporte impõe ao poder público, a oferta de serviço eficiente e satisfatório de transporte coletivo de passageiros, em atendimento ao interesse público e às necessidades dos usuários.

 

“Estamos cumprindo todos os tramites legais para podermos oferecer um serviço de qualidade para os usuários”, reforça Duarte, observando que é o momento de se proceder a reorganização física e funcional dos serviços públicos de transporte coletivo em Corumbá, promovendo, de maneira racional e econômica, maior mobilidade e acessibilidade para a população.

 

O edital está sendo elaborado de forma criteriosa, inclusive com estudos e avaliações de natureza técnico-operacional, econômico-financeira e jurídico-legal, para que se possa implementar melhorias e modernização necessária para um sistema municipal de transporte coletivo moderno e eficaz, inclusive com veículos novos, climatizados, por exemplo.

 

O cronograma prevê que o edital deverá ser lançado em julho e o processo deverá estar concluído até o final do ano. A diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Silvana Ricco, informa que estão sendo efetuados estudos e até mesmo pesquisas em grandes centros, para se conhecer sistemas de transportes avançados, que possam servir de exemplos para Corumbá.

 

Ela lembra que o assunto já foi inclusive debatido durante uma audiência pública e que a Prefeitura está aberta a sugestões. “Tudo está sendo feito para que tenhamos um transporte coletivo de qualidade. Estamos buscando bons exemplos fora, em grandes centros, e ainda vamos realizar uma nova audiência pública, para aprofundar mais ainda no assunto e discutir com maior ênfase o tema. O importante é que a Prefeitura está trabalhando neste edital que vai abranger todos os avanços que a população tanto deseja, para que tenhamos um serviço inovado e de qualidade”, comentou.