Prefeitura prepara campanha de conscientização e combate a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá deve iniciar já na próxima semana uma campanha de prevenção e combate a gripe. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre os perigos e os cuidados necessários com a doença. “Não é só a vacina que protege contra a gripe, mas também a higiene pessoal é fundamental”, afirmou a secretária de Saúde, Dinaci Vieira Ranzi.

 

“É muito importante lavar as mãos de forma correta, principalmente depois de espirrar, higienizar bem os objetos de uso comum”, complementou. Dinaci destacou também que a vacina contra a Influenza A (H1N1) ainda está disponível em nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o público alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

 

Devem ser imunizadas crianças de seis meses a menores de dois anos, trabalhadores em saúde, gestantes, puérperas com até 45 dias pós parto; indígenas (de todas as idades) e idosos com idade acima de 60 anos. A vacina protege contra os três principais vírus de gripe que circulam no hemisfério sul, inclusive a Influenza A (H1N1).

 

As doses podem ser encontradas nas Unidades Básicas de Saúde da Família São Bartolomeu, Ênio Cunha, Breno de Medeiros, Vitória Régia, Paulo Mayssato, Gastão de Oliveira, Dom Bosco, Fernando Moutinho e no Centro de Saúde da Ladeira.

 

Investigação

 

A Secretaria de Saúde está investigando um óbito possivelmente provocado pela H1N1. No último domingo (09), a equipe de Vigilância em Saúde do Município foi comunicada de que um homem, de 45 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Corumbá com sintomas da doença.

 

A Secretaria de Saúde imediatamente providenciou a notificação do caso, coletou amostra de secreção nasal e encaminhou ao Laboratório Central de Saúde Publica de Mato Grosso do Sul (Lacen), em Campo Grande, para análise. O trabalho de busca ativa junto à família também foi realizado prontamente. O homem veio a óbito na manhã dessa segunda-feira (10).