Prefeitura inicia curso de capacitação para a Guarda Municipal

Começou nesta segunda-feira (03) o primeiro módulo do Curso de Movimentação na Carreira dos Integrantes da Guarda Municipal de Corumbá. A capacitação é oferecida pela Prefeitura, por meio da Escola de Governo (Egov), e busca a qualificação técnica e profissional de todos os membros da corporação, a mais antiga do Mato Grosso do Sul e também uma das pioneiras de todo o País.

“Vamos investir muito em treinamento, preparo e qualificação ao longo de toda nossa administração”, afirmou o prefeito Paulo Duarte durante a aula inaugural, realizada no auditório da Delegacia Regional de Polícia Civil de Corumbá. “Queremos deixar como legado um serviço público de excelência”, complementou o chefe do Executivo municipal.

Esse processo, continuou o prefeito, passa também pela implementação de uma política de valorização salarial dos servidores. “Vamos fazer isso no decorrer do tempo, mas já nesses cinco meses de administração a Guarda Municipal teve um aumento maior que as outras categorias, chegando a 8%”, destacou Paulo Duarte.

Segundo o coordenador Municipal de Segurança, Fernando Lucena, o curso de movimentação possuiu dois objetivos específicos: “Além de atender o regimento da Guarda Municipal, que exige isso para a progressão funcional, vamos qualificar o corpo funcional da instituição, disponibilizando assim um serviço de melhor qualidade para a população”.

A primeira turma termina a capacitação no dia 14 de junho. As aulas do grupo seguinte vão de 17 a 28 deste mês, e a última etapa vai do dia 01º a 12 julho. Uma prova final será realizada no dia 14 de julho na Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros. Serão certificados os guardas que tiverem 90% de freqüência e nota mínima de 5 na avaliação escrita.

“Estamos iniciando com esse curso a especialização da Guarda Municipal. Esperamos que todos vocês aproveitem ao máximo essa oportunidade e aproveitem também o conhecimento dos instrutores”, disse o comandante da Guarda, tenente coronel Waldir Ribeiro Acosta. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Andrea Ulle, e a diretora presidente da Agetrat, Silvana Ricco, também participaram da aula inaugural.

O vereador Antônio Sabatel representou o Poder Legislativo na solenidade. O primeiro palestrante foi o promotor Luciano Anechini Lara, responsável pela 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá. Ele falou sobre os princípios legais definidos pela Legislação vigente com relação à Segurança Pública e as atribuições das guardas Municipais.