Prefeitura fortalece ação de limpeza e resgate dos pontos turísticos da cidade

Quando os pequenos Alcindo, Marisol, Jenifer, Mirianka e Gemillyn visitaram na manhã desta sexta-feira, 7, o Ecoparque Cacimba da Saúde, no bairro Cervejaria, encontraram um local bem mais limpo e conservado que o normal e puderam ver a nascente do rio com água mais límpida e transparente, graças ao mutirão que a prefeitura, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente do Pantanal e a empresa concessionária de limpeza pública urbana, realiza no local.

 

Trazidos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS III) pela pedagoga Claudineia de Souza para uma aula de educação ambiental, eles conversaram bastante com o prefeito Paulo Duarte, que vistoriava a ação de limpeza no ecoparque ao lado de Luciene Deová, diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal. “Vocês são a esperança de Corumbá, aqueles que vão nos ajudar a conservar essa cidade limpa e sustentável no futuro”, falou o prefeito às crianças, que no dia anterior também tiveram uma aula prática sobre Coleta Seletiva. “Os pais dizem que recebem bronca deles quando veem algum lixo jogado no chão ou no quintal de casa e isso nos enche de alegria pois é sinal de que estamos formando uma nova geração de cidadãos conscientes da importância de se preservar o Meio Ambiente”, disse a educadora social Claudineia.

 

Além da Cacimba da Saúde, o Borrowiski, Generoso, o Morro do Cruzeiro, enfim, regiões turísticas e, ao mesmo tempo, de encosta e de morraria, de difícil acesso para coleta de lixo, receberão uma atenção especial da prefeitura. Tanto que cada um desses bairros terá dois agentes ambientais, moradores locais que já exercem algum tipo de liderança sobre a comunidade e desempenharão um papel de supervisão na limpeza e preservação dessas áreas.

 

“Não adianta realizar uma ação apenas na Semana do Meio Ambiente e depois abandonar esses bairros à própria sorte. Estamos fazendo um compromisso de dar prosseguimento à limpeza e preservação permanente dessas regiões turísticas e tão importantes para a nossa cidade”, disse o prefeito, que também citou a Via Sacra do Cristo Redentor, Mirante da Capivara e Parque Marina Gattass como os locais que também serão contemplados com as obras de limpeza, revitalização e preservação. “O próximo passo dessa ação será nesses pontos turísticos, um compromisso que assumi ainda na campanha eleitoral e que já começamos a cumprir. No entanto, a população precisa fazer sua parte e nos ajudar a manter esses locais conservados”, advertiu.

 

O prefeito destacou que há alguns casos, como o da própria Cacimba da Saúde, em que a burocracia é o maior entrave para as obras de revitalização. Mas que a prefeitura fará sua parte para dar celeridade ao processo. “No que depender da prefeitura, faremos sempre o que nos couber. Se o problema for das duas partes (administração e empresa concessionária) vamos equacionar para acelerar o processo. Não iremos permitir que uma burocracia burra atrase as obras que beneficiarão toda a população”.