Prefeitura e FUNDTUR fortalecem parceria com Corpo de Bombeiros

Estreitar os laços entre os parceiros de toda a cadeia turística de Corumbá: com esse objetivo a Prefeitura e a Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR/Pantanal) estão dando prosseguimento às reuniões de sensibilização, já realizadas com os garis, agentes de trânsito (Agetrat) e ambulantes.

 

Na manhã desta quarta-feira, 5, foi a vez de reunir cerca de 35 bombeiros do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. “Nessa atual gestão o turismo é considerado um vetor de desenvolvimento econômico e social da cidade, por isso não podemos deixar de caminhar com nossos parceiros”, resumiu o secretário executivo da FUNDTUR/Pantanal, Luiz Ricardo Julião Rocha.

 

Juntamente com a equipe da Fundação, ele apresentou um vídeo institucional com os principais atrativos turísticos de Corumbá, a história da cidade, os tradicionais eventos, como o Carnaval Cultural, o Banho de São João e o Festival América do Sul, os pontos de visitação e de acomodação mais procurados pelos turistas, e até um vídeo com a participação de Corumbá no Dança da Galera, o quadro do programa Domingão do Faustão.

 

De acordo com a análise do Major Fabio Santos Coelho Catarineli, subcomandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, o encontro foi extremamente positivo para a corporação. “Atividades como esta estreitam os laços com a Fundação de Turismo do Pantanal e é importante essa parceria pois cada evento e edificação que recebe o turista precisa, necessariamente, ser aprovado tecnicamente pelo Corpo de Bombeiros”, disse o major, que aproveitou a ocasião para informar aos seus comandados a nova Legislação Estadual e as 43 novas normas técnicas que regulam as atividades de vistoria técnica, segurança, pânico, incêndio e outros riscos recentemente aprovadas em âmbito estadual. “Estamos fortalecendo nossa ação preventiva e é muito bom contar com o apoio e a parceria da prefeitura e da Fundação de Turismo, com quem trabalhamos de maneira integrada”, acrescentou.

 

A próxima reunião de sensibilização será realizada na segunda-feira, 10 de junho, com agentes da Polícia Militar. No dia 18 será a vez dos agentes do Exército e, dia 20, da Marinha Brasileira. “Esse trabalho de sensibilização e integração com nossos parceiros no turismo é algo permanente, que faremos ao longo do ano. Depois, em um segundo momento, envolveremos as escolas, alunos, professores, enfim, toda a sociedade civil”, antecipou Luiz Julião.