Prefeito entrega ambulância e anuncia compra de nova viatura para o Samu

O prefeito Paulo Duarte anunciou nesta terça-feira (11) a compra de mais uma viatura para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade. “Hoje mesmo vou determinar a abertura do processo licitatório para aquisição desse veículo”, afirmou durante visita ao 3º Grupamento de Corpo de Bombeiros de Corumbá.

“Em função da necessidade, a Prefeitura vai fazer essa compra, que não é obrigação institucional do Município, e depois vamos tentar junto ao Governo Federal alguma forma de ressarcimento desse investimento”, complementou. Durante a visita, Paulo Duarte ainda devolveu ao Samu a ambulância de suporte básico reformada pela Prefeitura.

A unidade móvel, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Dinaci Vieira Ranzi, estava parada há quase nove meses por falta de peças e manutenção.  “Foi refeita praticamente toda a parte elétrica e mecânica. Só o giroflex ainda não está funcionando porque apenas uma empresa no Estado faz esse serviço, e ela fica em Campo Grande”, explicou.

Ainda segundo Dinaci, a Secretaria de Saúde tem priorizado a recuperação da frota do município. “Criamos uma coordenadoria própria para tratar desse assunto. Tínhamos uma ambulância simples que estava quase dois anos parada de volta ao serviço. Esse setor também é responsável pela manutenção e conservação dos veículos”, reforçou.

Coordenador municipal do Samu, o médico Riad Ali Hamie afirmou que as três ambulâncias atendem a demanda da região. “Voltamos a ter duas unidades de suporte básico, com um motorista/socorrista e um técnico de enfermagem, e a de suporte avançado, com médico intervencionista, um enfermeiro e o motorista/socorrista”.