Prefeito aprova atendimento humanizado na saúde com Projeto Cuidar

Na manhã desta terça-feira, 18, o prefeito Paulo Duarte e a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, visitaram as unidades de saúde Popular Velha e Gastão de Oliveira (Maria Leite) que, juntas, são responsáveis pelo atendimento diário de 135 pessoas, com serviço médico, odontológico, exames, pré-natal, vacinação etc.

 

O principal motivo da visita foi conferir de perto como está sendo realizado o atendimento do Projeto Cuidar, que visa agilizar e humanizar a primeira abordagem aos usuários desses postos de saúde. “Fiquei feliz com o que vi. Informações, dúvidas, encaminhamentos, enfim, tudo sendo resolvido logo na porta de entrada das unidades, de forma eficiente e simpática”, disse o prefeito em menção às atendentes Mariane Ajala, Naiara Arquelho e Vânia Cabral, jovens estudantes dos cursos de Enfermagem e de Serviço Social que atuam no Projeto Cuidar. “Elas estão tendo a oportunidade de vivenciar algo extremamente rico e edificante e, ao mesmo tempo, contribuir efetivamente para a melhoria do serviço de saúde de sua cidade”, acrescentou.

 

De acordo com o prefeito, Corumbá está trabalhando nos três problemas crônicos que assolam a saúde de todo o País: a falta de médicos, a estrutura física deficitária e a má qualidade do atendimento. “Estamos atuando nessas três frentes: vamos inaugurar a unidade de saúde Dom Bosco até o final do ano, concluiremos as obras da UPA Guatós e ampliaremos ainda mais nossa rede física de saúde. Também estamos em processo de contratação de médicos para fortalecer o quadro e, no atendimento, investindo na eficiência e humanização com o Projeto Cuidar e com o fortalecimento do programa de agentes comunitários”, disse.

 

Agentes Comunitários

 

Na unidade Gastão de Oliveira, o prefeito e a secretária se reuniram com oito agentes comunitários do bairro Maria Leite. Durante cerca de 30 minutos, eles conversaram, compartilharam ideias, esclareceram dúvidas e, principalmente, ressaltaram que a atual administração, por meio da Secretaria da Saúde, trabalha para valorizar e proporcionar as melhores condições de trabalho para esses agentes, que são os ‘olhos da saúde’ nas casas das famílias corumbaenses. “Os agentes comunitários são fundamentais para a humanização e melhoria da qualidade do atendimento da saúde em Corumbá. De motocicleta, de carro ou à pé eles rodam os bairros da cidade e batem de porta em porta promovendo a saúde e o bem estar de formas diversas, que vão desde o encaminhamento a uma unidade de atendimento, dicas e estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, cuidados com a saúde bucal, acompanhamento  do crescimento e desenvolvimento das crianças, monitoramento da caderneta de vacinação etc”.