Paulo Simões abre Banho de São João com show Violas Pantaneiras

Autor de Comitiva Esperança em parceria com Almir Sater, e que representou Corumbá na Dança da Galera do Domingão do Faustão, Paulo Simões será o responsável pelo show Violas Pantaneiras que vai marcar na próxima sexta-feira, 21, a abertura do Arraial do Banho de São João, uma das maiores festas da região que, este ano, reserva três dias de uma intensa programação, com direito a dois shows nacionais com Morais Moreira e Bloco Brasil; Conferência Intermunicipal da Cultura; Festival da Viola de Cocho, e, o grande destaque do festejo, a descida dos andores para o banho da imagem de São João nas águas do Rio Paraguai.

 

A festa este ano está recheada de atrativos. Serão três dias de muita movimentação em toda a cidade,nas casas dos festeiros, e também no Porto Geral, onde a Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá, preparou uma programação intensa, não só para o corumbaense, mas também para os turistas que, com certeza, virão em grande número para a Cidade Branca, para prestigiar uma das principais festas juninas do País que movimenta toda a cidade e atrai milhares de turistas.

 

A festa será aberta no dia 21 de junho, sexta-feira, às 08 horas, com a Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul, o São João de Corumbá, no Museu da História do Pantanal (Muphan), uma parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Esta atividade prossegue até o domingo, 23.

 

Também na sexta-feira, às 13 horas, acontece a abertura da Conferência Intermunicipal de Cultura Corumbá, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, e que vai reunir na cidade, representantes do setor cultural de Corumbá, Aquidauana, Miranda, Ladário, Rio Verde e Anastácio.

 

Já a noite, a partir das 18 horas, a o início do arraial no Porto Geral, com decoração típica, praça de alimentação, concurso de quadrilhas juninas, concurso de andores (20 horas). Os shows com bandas locais e com Paulo Simões, Violas Pantaneiras, começam a partir das 21h30.

 

No sábado, 22, exposição itinerante a partir das 08 horas no MUPHAN; conferência da cultura pela manhã e à tarde no Centro de Convenções; abertura do I Festival da Viola de Cocho no Porto Geral (palco), às 20 horas, em parceria com o IPHAN, e o arraial que, neste dia, contará com apresentações de quadrilhas juninas, shows locais a partir das 21h30, e o show nacional com Moraes Moreira, já nos primeiros minutos de domingo.

 

O dia 23 começa com a exposição itinerante às 08 horas; o Festival de Viola de Cocho, das 08 às 12 horas no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, e o Arraial do Banho de São João a partir das 18 horas, no Porto Geral.

 

Para este dia, além de um espaço totalmente decorado e praça de alimentação, a população terá outras atrações como shows com grupos locais, a partir das 19 horas; show regional com Evandro Campos, às 22 horas; elevação do Mastro de São João às 23h30; Show Pirotécnico à meia noite, seguido do show nacional com o Bloco Brasil.

 

O ponto alto do arraial será a descida dos andores pela Ladeira Cunha e Cruz, a partir das 18 horas, e o banho da imagem de São João nas águas do Rio Paraguai, uma tradição única no Mato Grosso do Sul, e em alguns municípios do estado vizinho, Mato Grosso.