Mostra destaca preservação ambiental e produção orgânica em Corumbá

Organizada pela Prefeitura, por meio da Fundação de Meio Ambiente de Corumbá, a terceira Mostra Ambiental do Pantanal foi realizada pela primeira vez no Porto Geral, na tarde deste sábado (08). Foco da ação, a preservação do Meio Ambiente, a conscientização da população, principalmente das novas gerações, o artesanato e os alimentos orgânicos produzidos pelos pequenos produtores da região tiveram destaque.

 

“O principal objetivo dessa mostra é trazer a população, os pais e as crianças para terem um dia de educação ambiental, o que deve começar dentro de casa. Por isso colocamos essa atividade como uma feira de conhecimentos, onde cada parceiro nosso oferece uma oficina sobre conservação ambiental”, definiu a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Luciene Deová.

 

Um concurso sobre reutilização de resíduos sólidos mobilizou dezenas de estudantes. Daiane Lara de Andrade, de 12 anos, aluna do Castro Brasil, faturou o primeiro lugar com a escultura Gerando Educação. Feita em papel machê, cabo de vassoura e até uma calota veicular, a obra representou a importância da conservação dos recursos naturais do planeta e do ensino, principal ferramenta de conscientização.

 

Como prêmio, Daiane ganhou um computador notebook. O projeto segundo colocado, feito por alunos do Moinho Cultural Sul-Americano, levou um tablet. Juliana Alves Santos, da Escola Municipal Rural Pólo Monte azul, ficou em terceiro e faturou uma bicicleta. Os professores orientadores dos três primeiros colocados também foram premiados. Cada uma deles recebeu um smartphone.

 

“Promovemos esse concurso para que, dentro de sala de aula, fossem desenvolvidos trabalhos que mostrassem oportunidades, que pode ser feito praticamente de tudo com resíduo sólido. O material pode ser aproveitado não só na escola, mas também dentro de casa”, completou Deová. Outro destaque da mostra foram os vários produtos trazidos pelos pequenos produtores rurais.

 

“Temos aqui vários produtos saudáveis, sem nenhum tipo de agrotóxico, totalmente voltados para a natureza e de muito boa qualidade”, destacou o secretário municipal de Produção Rural, Pedro Lacerda. “Tivemos queijos, frutas, verduras, rapaduras, doces, compotas e vários outros produtos. A Prefeitura vem trabalhando com eles na elaboração de projetos e capacitação para que tenham, cada vez mais, melhores condições de renda”, completou.

 

Continuidade

 

Durante a premiação do concurso de reaproveitamento de resíduos sólidos, o prefeito Paulo Duarte reiterou que as discussões sobre preservação ambiental não podem ficar reduzidas apenas a Semana do Meio Ambiente. “Esse trabalho de conservação, de educação ambiental deve fazer parte do nosso cotidiano, seja dentro da escola e, principalmente, em casa com a família”, afirmou.

 

Durante a terceira Mostra Ambiental de Corumbá, todos os parceiros envolvidos com a Semana do Meio Ambiente tiveram a oportunidade de mostrar seu trabalho à população. A Embrapa Pantanal, o Conselho Municipal do Meio Ambiente, a UFMS, Fundação Boticário, IFMS, o Exército, o projeto Amor Peixe, o Lions, MMX, Instituto Homem Pantaneiro, a Vale, a Votorantim, PMA, o Muphan e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania montaram estandes na atividade e ofereceram diversos serviços, como a destruição de mudas e sementes.