Jogos de Aventura do Pantanal reunirá 6 modalidades radicais em Corumbá

Previsto para ocorrer em novembro deste ano, os Jogos de Aventura do Pantanal deve reunir praticantes de seis modalidades “radicais” em Corumbá: maratona aquática, corrida de orientação, stand up paddle, voo livre, canoagem e ciclismo. A atividade é organizada pela Prefeitura de Corumbá e tem como proposta divulgar a cidade dentro e fora do Estado, além de potencializar os atrativos naturais e turísticos da região.

Os percursos, trajetos e o legado que cada um dos esportes vai deixar para a população começaram a ser definidos nesta terça-feira (18), durante reunião realizada na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA). “Queremos colocar Corumbá como referência cultural do Mato Grosso do Sul e, por que não, da América do Sul”, comentou a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon.

“Para isso ocorrer, vamos envolver toda a comunidade em volta desse evento. Vamos fomentar uma troca de experiências entre esses esportistas e o povo corumbaense”, complementou. Para o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Elvécio Zequetto, os Jogos de Aventura tem potencial para anunciar a cidade nacional e até internacionalmente.

“Já temos o Carnaval, o Festival América do Sul e o São João como referências. Agora podemos juntar o esporte com a cultura e o turismo e fazer desse evento um grande atrativo para a nossa região”, reforçou. Outra proposta defendida durante o encontro foi a realização de oficinas com os principais atletas de cada modalidade e a inclusão de alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) nessas capacitações.

“Com essa visita técnica dos representantes das Federações e Confederações dessas seis modalidades começamos a ultimar os detalhes de cada uma delas”, explicou Rodrigo Terra, gerente do Escritório de Projetos e responsável pela organização dos Jogos. Durante toda a tarde desta terça-feira, ele acompanhou o grupo nos possíveis locais onde ocorrerão as provas.

A visitação continua nesta quarta-feira pela manhã. À tarde, os responsáveis se reúnem com o prefeito Paulo Duarte para uma avaliação geral. Integram a comitiva representantes da Federação do Desporto Aquático de MS, Federação de Orientação de MS, Federação de Ciclismo de MS, Federação de Canoagem de MS, da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, da Confederação Brasileira de Stand up Paddle e da Associação Brasileira de Parapente.