IFMS ministra capacitação a professores e alunos da Reme de Corumbá

Começou nesta terça-feira (4) o curso em Educação Especial e Tecnologia Assistiva, uma parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Prefeitura de Corumbá. Com duração de três semanas, o curso é voltado ao atendimento educacional e inclusão social de pessoas com deficiência visual.

A aula inaugural foi realizada na noite da segunda-feira (3) na sede provisória do Câmpus Corumbá. A solenidade contou com a presença de autoridades, do prefeito, Paulo Duarte, da secretária de Educação, Roseane Limoeiro, e do diretor-geral do câmpus, Rafael Mendonça dos Santos.

“O projeto permite o desenvolvimento social dos participantes uma vez que todos os processos envolvendo escola e mercado de trabalho requerem meios de acesso ao universo da informação e comunicação eficiente”, analisa o diretor-geral.

O ministrante do curso e professor de informática do IFMS, Rafael Françozo, explica que a ideia é capacitar educadores da rede pública e contribuir com a elevação do nível educacional. “A maioria das pessoas com deficiência não passa das séries iniciais e raramente chega ao ensino médio ou à universidade”, informa.

Participam do curso nove estudantes com deficiência visual e 11 educadores. Entre os conteúdos, estão a utilização de sistemas operacionais e aplicativos como o DOSVOX, NDVA e ORCA, criados especialmente para cegos. A carga horária é de 40 horas.

“Esses recursos tecnológicos permitem ao usuário conhecer o teclado do computador e executar uma série de atividades, como converter arquivos, acessar programas e navegar na internet”, explica Françozo.

NAPNE – Além do ministrante, um servidor técnico-administrativo do câmpus também participa do projeto, que foi articulado junto à Prefeitura pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do IFMS em Corumbá.

“Estamos nos preparando para receber estudantes com deficiência visual. Depois desta capacitação, nosso servidor irá multiplicar o conhecimento e trabalhar com os demais no âmbito do IFMS”, afirma Flávia Camargo, subcoordenadora do NAPNE no câmpus. As informações são da Assessoria de Comunicação, Imprensa e Eventos do IFMS.