Em Corumbá, curso atende profissionais na área da educação especial

Foi realizada na noite desta segunda-feira, 03, no auditório do Espaço Educacional, a aula inaugural do Projeto em Educação Especial e Tecnologia Assistiva, que vai permitir atender profissionais do setor educacional, por meio de uma abordagem mais aprofundada de métodos de ensino-aprendizagem para atendimento a pessoas com deficiência visual.

A capacitação está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). A abertura contou inclusive com a presença do prefeito Paulo Duarte, além de outras autoridades.

O curso tem como tema “Métodos de ensino-aprendizagem para pessoas com deficiência: acessibilidades para o deficiente visual através do uso das tecnologias”. Será ministrado àss terças, quartas e sextas-feiras, no período vespertino, com duração de três semanas. As aulas acontecem na sala de cursos do Núcleo de Tecnologia Educacional de Corumbá (NTEC) e tem como público alvo os servidores do IFMS, docentes da Prefeitura de Corumbá e estudantes com diagnóstico de deficiência visual atendidos pela Rede Municipal de Ensino.

Na abertura, o prefeito Paulo Duarte informou que a educação é uma prioridade na sua administração e, por isso mesmo, tem buscado uma melhoria em todos os sentidos, nos estabelecimentos de ensino da cidade.

“Estou visitando todas as escolas da Reme para saber o que cada unidade está precisando e assim, melhorarmos a educação. Para isso, estamos realizando grandes parcerias como esta com o Núcleo de Tecnologia Educacional de Corumbá e com o Instituto Federal para que, dessa forma, possamos enfrentar todos problemas que surgirem, melhorando a educação das nossas crianças”.

Para a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, a capacitação vai ao encontro dos compromissos assumidos pela administração do prefeito Paulo Duarte. “A atual administração trabalha para que todos os alunos tenham melhores condições de aprendizagem, sem encontrar barreiras no ensino. Com esse curso, estamos proporcionando a capacitação necessária para qualificarmos ainda mais a educação no município”, comentou.

O vereador João Lucas Martins (PP), presente ao evento, afirmou que o projeto é importante para a educação. “É um grande avanço o que estamos presenciando aqui. Temos que combater e erradicar a desigualdade que existe e este é projeto é um grande passo para que isso aconteça”, declarou.

O projeto iniciado esta semana, visa proporcionar conhecimentos sobre recursos didáticos e tecnológicos voltados para a aprendizagem de pessoas com deficiência visual e cegueira. Prevê ainda uma maior interação dos profissionais em Educação com a população alvo.