Em 5 meses, prefeito visita todas as salas de aula da Reme na área urbana

O prefeito Paulo Duarte conclui nesta terça-feira (04) sua visita a todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino (Reme) na área urbana de Corumbá. Durante a manhã, ele e a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, estiveram no Clio Proença, no Pedro Paulo de Medeiros, Tilma Fernandes Veiga e no Caic – Padre Ernesto Sassida, onde conversaram com diretores, professores, funcionários e alunos de cada uma das instituições de ensino.

“Essas visitas serviram para que pudéssemos ter um olhar mais pessoal da real necessidade das nossas escolas”, explicou o prefeito. Esse diagnóstico in loco, inclusive, já resultou em várias melhorias pontuais. “Na Estrelinha Verde, por exemplo, agilizamos a instalação de aparelhos de ar condicionado. No Delcidio do Amaral e na creche Inocência Cambará fizemos uma parceria com a Marinha e melhoramos a estrutura desses locais”, detalhou Paulo Duarte.

A caminhada pelas escolas ainda serviu para levantar a escala de prioridade na reforma dos prédios. “Algumas precisam de uma intervenção mais rápida, mais urgente, como é o caso do Caic”, completou. Até o início do próximo ano letivo, todas as instituições de ensino de Corumbá estarão climatizadas. Antes, já no próximo semestre, todos os alunos vão receber pela primeira vez o kit escolar completo, com uniformes, mochila e um par de tênis.

“Queremos fazer da Educação de Corumbá uma referência dentro e fora do Mato Grosso do Sul. E isso passa por oferecer um local adequado para o estudo, com mais conforto e segurança, e se estende, principalmente, pela participação e presença da família nesse processo de aprendizagem”, completou o chefe do Executivo municipal. Pensando nesse aspecto, a Prefeitura busca fortalecer a atuação das equipes multidisciplinares de ensino.

“Estamos com um olhar diferenciado para reduzir o número de crianças alfabetizadas tardiamente. Por isso programas como o Se Liga e o Acelera são fundamentais”, comentou Roseane Limoeiro. A secretária de Educação também destacou a importância do Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infanto Juvenil (CMADIJ) no acompanhamento socioeducacional dos alunos e seus familiares.

Durante a tarde, Paulo Duarte e Roseane visitam a creche Rosa Joseti, completando 100% das escolas da zona urbana. “Vamos passar por todas as salas de aula do município. Fizemos três da zona rural, incluindo uma que atende os alunos da região das águas, no Paraguai Mirim”, concluiu o prefeito.