Educação orienta comissão escolar sobre eleição de diretores na Reme

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na terça-feira, 25, no auditório do Paço Municipal, uma reunião com todas as Comissões Escolares da Rede Municipal de Ensino, para orientá-los sobre como agir durante a eleição para diretores da rede.

As orientações foram passadas por uma comissão da secretaria composta por um gerente de gestão de Políticas Educacionais, do Sistema de Ensino e de Planejamento e Avaliação Educacional, além de um assessor jurídico, um técnico do Núcleo de Gestão e Avaliação dos Recursos Humanos e um representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, que colocaram a importância dos trabalhos a serem desenvolvidos pelas Comissões Escolares.

Além disso, por meio de um caderno de instruções, foram repassados às Comissões Escolares, os procedimentos que devem ser cumpridos pelos candidatos desde a inscrição ao pleito, como também sobre o período de campanha eleitoral.

“A Comissão Escolar é responsável pela divulgação e coordenação do processo, pelo recebimento das inscrições, encaminhamento de todos os assuntos à Secretaria de Educação, programação das diretrizes, regulamentação, divulgação das normas, acompanhamento e controle de todos os atos eleitorais realizados no âmbito de sua unidade escolar”, informou a secretária Roseane Limoeiro.

Ela explicou que cada unidade conta com a sua Comissão Escolar, composta por um presidente do Colegiado Escolar, um professor, um coordenador pedagógico, um aluno maior de 12 anos, um pai ou uma mãe, ou um responsável por um aluno da unidade escolar e um servidor administrativo.

Para a secretária de Educação essa instrução tem como objetivo propiciar, nas escolas, um ambiente democrático saudável. “Esse momento é mais abrangente que a eleição propriamente dita, pois para que possamos conduzir corretamente o processo eleitoral com ordem, transparência e cidadania, tudo deve ser feito de maneira clara para que a sociedade veja de que forma tem que ser a democracia”, informou.

A secretária explicou que a eleição só está sendo possível porque o prefeito Paulo Duarte garantiu a continuidade do processo democrático. “Já não é mais o prefeito que indica a direção da escola. Agora, Corumbá garante a voz da comunidade na eleição. Assim, os pais e responsáveis podem escolher quem vai conduzir a escola onde seus filhos estão estudando”.

A inscrição para a eleição de diretores da Reme, podem ser feitas a partir desta quarta-feira, 26. A campanha eleitoral pode acontece no período de 27 de junho a 03 de julho. A eleição será no dia 04 de julho.