Corumbá recebe musical inspirado no poeta Manoel de Barros

Concebido pelo músico sul-mato-grossense Márcio de Camillo, a partir da obra de Manoel de Barros, o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade, o espetáculo “Crianceiras” será realizado em Corumbá, cidade onde cresceu o poeta, no Teatro Salomão Baruki, nos dias 8 e 9 de junho, às 20h. As apresentações do musical, que conta com o apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, são de graça.

 

O espetáculo foi inspirado nas iluminuras da artista plástica Martha Barros, sob a direção do premiado diretor Luiz André Cherubini do Grupo Sobrevento de Teatro de Animação, de São Paulo.

 

Tendo como público de interesse prioritário os estudantes do ensino fundamental, o espetáculo contribui para aproximar as crianças das artes: da literatura, da música, do teatro, do cinema de animação e da tecnologia digital, fazendo-se ponte da obra poética para a infância.

 

Apesar de ser destinado a crianças, o espetáculo agrada a todas as idades, todos se rendem com entusiasmo ao humor, as brincadeiras com as palavras e a profundidade de Manoel de Barros.

 

A encenação apresenta a poesia interagindo com linguagens múltiplas, como as iluminuras da artista Martha Barros, filha do poeta Manoel de Barros, que ganham vida no cinema de animação e contracenam com os músicos e atores, ilustrando a linguagem poética na cena.

 

“O Crianceiras é uma homenagem que fiz para todas as crianças, porque eu queria ensinar para minha filha poesia de um jeito diferente”, conta Marcio, autor e intérprete principal do espetáculo. Para Luiz André, “Às vezes quando você faz um espetáculo para crianças você acaba tendendo a ideias muito preconceituosas sobre o que é uma criança. No Crianceiras não há condições ou facilidades. Há um entendimento da criança como ser humano pleno é capaz de poesia, porque toda criança nasce poeta”.

 

O CD “Crianceiras”, lançado em 2012, foi indicado como um dos três melhores álbuns infantis de 2012 pelo “Prêmio da Música Brasileira” e estreou em formato de videoclipes no Gloob, o novo canal infantil da Globosat. Além disso, na época da estreia foi distribuído gratuitamente nas escolas da rede pública municipal de Campo Grande.

 

O musical estreou em Campo Grande, cidade onde vivem Marcio De Camillo e Manoel de Barros, e segue excursionando pelo Brasil, realizando além das apresentações para o público em geral, sessões fechadas para escolas, cumprindo a proposta educativa do projeto.