Corumbá lança coleta seletiva e celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Corumbá, maior cidade pantaneira, inicia o programa da coleta seletiva que, em um primeiro momento, vai atender o centro da cidade e os bairros Dom Bosco, Arthur Marinho e Universitário. O lançamento será feito pelo prefeito Paulo Duarte na noite desta quarta-feira, 05 de junho, em uma solenidade programada para às 19h30, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez.

 

O início do programa é um dos destaques da Semana do Meio Ambiente aberta na última segunda-feira, 03, com uma gincana entre pescadores e pescadoras da Colônia Z1, que resultou na coleta de mais de 600 quilos de lixo das margens do Rio Paraguai.

 

A coleta seletiva visa promover a participação social no gerenciamento dos resíduos sólidos do Município e será comandado pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal da Prefeitura de Corumbá. Hoje, a cidade já desenvolve, de forma ativa, o processo de triagem dos materiais recicláveis, um trabalho executado por integrantes das duas associações de reciclagem que atuam na região.

 

O prefeito Paulo Duarte demonstra confiança principalmente pelo fato de que a coleta seletiva de resíduos sólidos permitirá a geração de renda, com redução os impactos ambientais decorrentes da destinação inadequada dos resíduos sólidos. Ele aponta ainda outro grande benefício: “vai prevenir doenças que podem ser transmitidas por vetores encontrados no lixo”.

 

A iniciativa da Prefeitura, além de gerar renda a 60 catadores de recicláveis cadastrados para a triagem dos produtos, também promoverá a conservação ambiental na cidade. Nesta primeira etapa, o programa atender os moradores do centro da cidade, Dom Bosco, Universitário e Arthur Marinho, com apoio de um caminhão diferenciado às terças e quintas-feiras, a partir das 18h30.

 

A semana

 

A programação da Semana do Meio Ambiente vai até sábado, dia 08. Além da gincana ocorrida na segunda, estão acontecendo ciclo de palestras socioeducativas de conscientização ambiental ministradas por pesquisadores da Embrapa Pantanal, gestores ambientais da MMX, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde nas escolas e nos Centros de Referência de Assistência Social; visitação de estudantes à Estação Natureza Pantanal – Fundação Grupo Boticário.

 

Plantio simultâneo de árvores com participação de alunos do Cyríaco Félix de Toledo, CAIC e CENIC. O ato aconteceu na terça-feira na Praça Generoso Ponce, Praça da Independência e na Escola CAIC – Padre Ernesto Sassida.

 

Hoje, quarta, tem o lançamento do programa da coleta seletiva. Amanhã, 06, a partir das 08 horas, está prevista uma ação de divulgação “corpo a corpo” da Coleta Seletiva envolvendo a comunidade, alunos das escolas centrais e o corpo técnico da Prefeitura, na área central da cidade.

 

Para o dia 07 de junho, uma atividade especial será a sala de aula flutuante com os idosos do Centro de Convivência, a bordo do barco Pérola do Pantanal, das 09 às 11 horas, além de um mutirão de limpeza na região do Bairro da Cervejaria, das 08 às 11 horas. O encerramento da semana, dia 08, domingo, será marcado pela III Mostra Ambiental do Pantanal, das 17 às 21 horas, no Porto Geral.