Corumbá faz nova campanha para conscientizar população sobre lixo

Maior conscientização da população sobre a destinação correta do lixo, evitando que seja despejado de forma inadequada, na natureza, é o principal objetivo do Projeto Cidadão, campanha que será desencadeada na segunda-feira, 01 de julho, em Corumbá, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a TV Morena.

 

O plano de ação, elaborado em conjunto pelas equipes da Prefeitura e da TV Morena, prevê para o período de 01 a 05 de julho, palestras nas escolas Tilma Fernandes e Djalma de Sampaio, localizadas nas regiões atendidas pelo Projeto Cidadão, Cacimba da Saúde, na Cervejaria e no Bairro Aeroporto.

 

Além das palestras, as equipes vão atuar junto aos alunos visando uma mobilização no sentido de separar materiais que podem ser reciclados. Ao mesmo tempo, serão desenvolvidos projetos com foco no lixo e reciclagem.

 

Nos dias 04 e 05 de julhos, os alunos vão participar de uma ação para coleta de material reciclável, cujo resultado será apresentado na sexta-feira.

 

A segunda semana do projeto será aberta no dia 08 de julho, com uma capacitação e orientação específica para o grupo de jovens voluntários do ProJovem e também alunos da Reme, que aprenderão sobre o que pode ser coletado, como fazer a coleta, como descartar os materiais, entre outros assuntos.

 

Na terça-feira, 09, será elaborado um diagnóstico dos locais atendidos, pelos próprios voluntários das ações, que será apresentado no Dia D do Projeto Cidadão, marcado para a quarta-feira, 10, data em que ocorrerão visitas domiciliares para mobilizar os moradores das regiões atendidas.

 

Os voluntários terão apoio e orientação das equipes de educação do setor de Vigilância em Saúde, sobre quais tipos de resíduos podem representar riscos para doenças como a dengue e leishmaniose.