Corumbá e Ladário fortificam políticas públicas voltadas para a Educação

Democratizando o acesso e o planejamento das ações voltadas para a educação, as prefeituras de Corumbá e Ládário deram início aos debates das propostas que devem nortear a criação do Plano Municipal de Educação, através da 2ª Conferência Intermunicipal de Educação. O evento teve início na noite de sexta-feira, 14, no auditório do Salomão Baruki.

 

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, juntamente com o Fórum Municipal de Educação dos dois Municípios, a Conferência tem o tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração, seguindo as diretrizes propostas pelo Ministério da Educação.

 

Representando o prefeito Paulo Duarte, a secretária de Educação Roseane Limoeiro, em seu discurso de abertura, destacou a importância do encontro para fortificar políticas públicas nos Municípios de Corumbá e Ladário, inovando aquilo que clama a sociedade em favor da educação.

 

“A Conferência é um marco histórico porque a partir daqui, nós vamos delinear que tipo de educação nós queremos para o nosso Município. Vamos solicitar recursos e financiamentos que nos ajude a  colocar em prática tudo que planejarmos aqui”, disse. Por isso, estamos com muita esperança que as propostas que aqui saírem, sigam para nível Estadual e cheguem até Brasília na Conae 2014. E Corumbá se faça presente e efetue ainda mais a qualidade da educação em nosso Município”, explicou.

 

Ressaltando a importância da parceria entre os Municípios, a secretária de Educação em Ladário, Maria Eulina Rocha dos Santos, destacou que juntos, ambas as cidades podem agregar valores à educação. Nosso objetivo é trabalhar em conjunto, estreitando laços com os profissionais, alunos e população em geral”, declarou.

 

Abrindo o encontro, uma apresentação cultural, formada por diversos representantes da área educacional, trouxe uma mensagem musical, destacando que o sonho é necessário, pois alimenta a alma e impulsiona à realidade. As jovens deram um tom sensível ao evento, quando interpretaram a música “Não é tarde”, da cantora gospel Fernanda Brum.

 

O evento seguiu com uma mesa composta pelo prefeito de Ladário José Antonio Assad e Faria, Ana Maria Santana da Silva, professora da UFMS (campus Pantanal), Vera de Fátima Paula Antunes, do Conselho Estadual de Educação, Eugênia Portela de Siqueira Marques, professora da UFGD e Jaime Teixeira, tesoureiro da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

 

As contribuições e propostas elaboradas na Conferência Intermunicipal de Educação serão analisadas e debatidas durante as Conferências Estaduais de Educação que devem ocorrer a partir do mês de julho.

 

As deliberações resultantes das Conferências Estaduais serão levadas à CONAE/2014 pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados. A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

 

 

Programação

 

Contando com 260 delegados das duas cidades, além de 140 participantes dos segmentos e setores envolvidos direta ou indiretamente com a educação, a 2ª Conferência Intermunicipal segue neste sábado, 15, com a aprovação do Regimento Interno da Conferência Intermunicipal, as Plenárias de Eixos, plenária final e a homologação dos delegados para etapa estadual.  A atividade tem encerramento previsto para as 17 horas.