Corumbá abre hoje à noite a 2ª Conferência Intermunicipal de Educação

Buscando formas de democratizar o acesso e o planejamento das ações voltadas para a educação, Corumbá abre nesta sexta-feira, 14, a 2ª Conferência Intermunicipal de Educação que será realizada em conjunto com a cidade de Ladário. A solenidade está marcada para as 18h30, no auditório Salomão Baruki, e prossegue até amanhã, 15 de junho.

 

A conferência é uma realização conjunta das Prefeituras de Corumbá e Ladário. Está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação, juntamente com o Fórum Municipal de Educação dos dois Municípios, a conferência vai contar com 260 delegados das duas cidades, além de 140 participantes dos segmentos e setores envolvidos direta ou indiretamente com a educação.

 

De acordo com a programação, o credenciamento começa às 18h e a abertura às 18h30. O evento ainda contará com uma apresentação cultural programada para as 19h e logo após, será dado início a mesa redonda com os palestrantes da noite. A mesa será composta pelos seguintes profissionais: Ana Maria Santana da Silva, professora da UFMS (campus Pantanal), Vera de Fátima Paula Antunes, do Conselho Estadual de Educação e Eugênia Portela de Siqueira Marques, professora da UFGD. A partir das 21h10 será aberto para debates.

 

O evento segue com a programação na manhã de sábado, 15, a partir das 07h30, com a abertura. A aprovação do Regimento Interno da Conferência Intermunicipal tem início às 07h45. Nas salas do bloco Eubéia Senna, a partir das 08horas, serão discutidas as Plenárias de Eixos. A partir das 11h30 intervalo para almoço e 13h30 a programação segue com a plenária final, homologação dos delegados para etapa estadual e o encerramento às 17horas.

 

A Conferência Intermunicipal de Educação é um evento realizado com a finalidade de cumprir uma das etapas preparatórias para Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014).

 

As contribuições e propostas elaboradas na Conferência Intermunicipal de Educação serão analisadas e debatidas durante as Conferências Estaduais de Educação que devem ocorrer a partir do mês de julho.

 

As deliberações resultantes das Conferências Estaduais serão levadas à CONAE/2014 pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados.

 

A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

 

 

II  pré Conferência 

 

No último dia 20 de maio, foi realizada na cidade a II pré-Conferência Intermunicipal de Educação.Durante o evento, foram discutidos os sete eixos do documento-referência da CONAE 2014, e o palestrante da noite, o deputado estadual Pedro Kemp permeou sobre os temas “Plano Nacional da Educação”, “Educação e Diversidade”, “Educação e Trabalho de Desenvolvimento Sustentável”, “Qualidade da Educação, “Gestão Democrática”, “Valorização do Professor” e o “Financiamento da Educação”“.