Ato marca Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Com o objetivo de alertar a sociedade sobre os tipos de violência, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, realiza neste sábado (15) uma ação na Praça da Independência.

 

A partir das 8 horas, será feita panfletagem, apresentação cultural com a participação do Centro de Convivência dos Idosos, atividade de dança e alongamento, medição de glicemia, aferição de pressão arterial e apresentação da Banda Municipal de Corumbá.

 

O evento contará com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania; Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, CREAS, CRAS, DAIJI, Fundação de Cultura de Corumbá, Fundação de Esporte de Corumbá, Asilo São José, Grupo Bela Idade “Pantanal Cidade Branca”, Associação dos Pensionistas e Idosos, Pax Cristo Rei.

 

O próximo dia 15 de junho foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com o principal objetivo de sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violências que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos.

 

No Brasil, as violências contra idosos se expressam em tradicionais formas de discriminação, são freqüentes as denúncias de maus-tratos e negligências. E no lar onde convive com a família, que é a chave da sociedade, o elemento básico, não como lugar, mas sim como relação, que ocorre choque de gerações.

 

Ainda dentro da programação, uma palestra foi realizada no dia 12 de junho, no Centro de Convivência dos Idosos, com o tema “Tipos de Violência contra o Idoso”. Participarem da palestra integrantes do Asilo São José, Associação de pensionistas e idosos, Grupo Bela Idade “Pantanal Cidade Branca” e demais Órgãos e Serviços de Proteção ao Idoso.