Alunos da REME celebram Semana do Meio Ambiente plantando árvores

Dando prosseguimento às atividades da Semana do Meio Ambiente, nesta terça-feira foi a vez de as crianças da Rede Municipal de Ensino (REME) participarem das celebrações promovidas pela prefeitura de Corumbá. E participaram da forma que mais gostam: plantando mudas de árvores.

 

No início desta manhã, 17 alunos da 1ª série do CAIC Padre Ernesto Sassida, de 5 e 6 anos, plantaram dez mudas de ipê amarelo no entorno da escola. “Nosso objetivo é o de atingir diferentes segmentos e diferentes faixas etárias, ensinando às pessoas desde a mais tenra idade a importância das árvores para o nosso Meio Ambiente, para a qualidade de vida, pois nos oferece sombra, produz oxigênio e deixa a cidade mais bonita”, explicou a gestora ambiental Fátima Seher, da Fundação de Meio Ambiente de Corumbá, que coordenou a atividade e que contou com o apoio técnico da empresa de limpeza urbana Unipav.

 

E, se depender de crianças como a pequena Ana Nicole, de 5 anos, o Meio Ambiente da nossa Corumbá está em ótimas mãos. Ela já havia plantado cinco árvores (além das dez que ajudou a plantar nesta terça-feira junto com seus coleguinhas) e se considera uma “guardiã do Meio Ambiente”. “As árvores tem vida igual a gente, por isso temos de cuidar, dar água e não quebrar os galhos delas. Sou uma guardiã do Meio Ambiente”, disse a pequena menina, que até deu nome de pessoas às árvores que plantou. “Esta aqui é o Eduardo”, batizou.

 

Às 14 horas, a ação de plantio acontece na Praça da Independência, com alunos do Centro de Ensino Imaculada Conceição (CENIC), de 5 a 8 anos. Serão mais dez ipês amarelo. Logo depois, às 15 horas, será a vez das crianças da Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo, da mesma faixa etária, que plantarão outras dez árvores na Praça General Ponce.

 

A ambientalista Fátima Seher lembra que desde o início do ano foram plantadas mais de 1,4 mil árvores no projeto “Adote Uma Árvore”. A meta, até o final de 2013, é de um plantio de 5 mil mudas na área urbana da cidade. A ação está alinhada à estratégia da atual administração de fortalecer o papel da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá, dotando-a de maior autonomia para executar, no âmbito municipal, políticas de proteção, conservação, melhoria da qualidade ambiental. A intenção do prefeito Paulo Duarte é dotar a Fundação de estrutura necessária para o desenvolvimento de um bom trabalho no município para fazer de Corumbá uma referência também em questões ligadas ao Meio Ambiente.

 

Semana do Meio Ambiente

 

As ações que marcam a Semana do Meio Ambiente não terminam hoje. Amanhã, às 19 horas, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, será o lançamento da Coleta Seletiva em Corumbá, em evento aberto a todos. Na quinta, uma panfletagem e divulgação corpo a corpo da coleta seletiva será feita nas principais ruas do centro da cidade, inclusive com o caminhão da Coleta Seletiva e os mascotes da campanha. Esta ação contará com a participação dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo e do Colégio Salesiano de Santa Teresa.

 

Na sexta-feira, às 9 horas da manhã, a Fundação de Meio Ambiente promoverá uma sala de aula flutuante no Rio Paraguai com 60 idosos do Centro de Convivência de Idosos de Corumbá no barco Pérola do Pantanal. Esta ação tem o apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e Fundação de Turismo do Pantanal e divulgará aos idosos as características e principais atrativos ambientais do nosso Pantanal.

 

No encerramento da Semana do Meio Ambiente, no sábado, das 17 horas às 21 horas, será realizada a 3ª Mostra Ambiental no Porto Geral, com várias secretarias e fundações envolvidas, além das empresas da iniciativa privada. Por meio de atividades lúdicas de educação ambiental, entrega de mudas à comunidade, apresentações culturais, exposições, entre outras ações, diversos atores dos setores civil, público, militar e privado mostrarão como podem contribuir para a preservação e desenvolvimento do Meio Ambiente.