Seminário vai definir protocolo de ações contra violência à mulher

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e a Secretaria Municipal de Saúde, o seminário “Saúde da Mulher: diálogos estratégicos de enfrentamento à violência” tem como objetivo construir estratégias de enfrentamento a violência vivida pelas mulheres.

Para isso, um protocolo de ações será elaborado a fim de capacitar toda a rede de atendimento, bem como melhorar o acesso e a qualidade do acolhimento às vitimas de violência na região. Integrante do Departamento Nacional de Ações Programáticas e Estratégicas, Cláudia Araújo de Lima, representou o Ministério da Saúde no evento.

“Essa é uma causa que não é só das mulheres, mas também dos homens de bem que querem varrer da história do Brasil essa vergonha que á a violência contra a mulher”, declarou o prefeito Paulo Duarte, reafirmando seu compromisso de implantar políticas públicas que assegurem e preservem a saúde física, mental e que contribuam para a autonomia moral, intelectual e social das corumbaenses.

“Mas essa mudança precisa ter a participação de todos, não só de quem milita na causa. Buscamos dar o exemplo, valorizando o papel da mulher na nossa Administração”, continuou o prefeito. Em Corumbá, a maioria do secretariado é formada por mulheres.  “Elas trazem mais sensibilidade para a Administração, com esse olhar mais aprofundado e aguçado”, justificou Paulo Duarte.

Uma das integrantes do primeiro escalão, a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, destacou o trabalho conjunto realizado na Prefeitura. “Temos uma parceria muito eficiente com a Secretaria de Assistência, com a Educação, Cultura, o Turismo e as demais pastas. Estamos todos trabalhando com o desafio de fazer uma cidade com olhar voltado para as pessoas”, afirmou.

A secretária de Assistência, Andréa Ulle, apontou a atuação em rede como principal alternativa para combater a violência contra a mulher. “Temos que ter todos os poderes envolvidos nesse tema. A violência contra a mulher a muito tempo saiu só do campo da Segurança Pública. Hoje temos um emaranhado de coisas que precisam ser vistas e revistas pois afetam a vida de todos”, reforçou.

A líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Cristina Lanza, também participou do evento. “Coloco o Legislativo à disposição de vocês mulheres no que for preciso. Estamos na Câmara para contribuir na criação de políticas públicas que ajudem o Executivo a construir uma cidade cada vez melhor para nós”, finalizou. O Seminário acontece durante todo o dia no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.