Segmento governamental discute detalhes da Conferência da Cidade

A comissão preparatória da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Corumbá se reuniu na manhã desta sexta-feira, 03, com representantes do segmento governamental, para mais uma etapa de esclarecimentos e orientação em torno dos quatro eixos estruturantes que serão levados ao evento marcado para os dias 10 e 11 de maio, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez.

 

A pré-conferência com o segmento governamental aconteceu no auditório da Prefeitura e foi comandada pelo professor Raul Delgado, que está à frente da comissão preparatória. Segundo ele, na segunda e terça-feira, 06 e 07, mas duas pré-conferências estão marcadas, desta vez com os segmentos não governamentais. A primeira será na Casa dos Conselhos, enquanto a segundo no CRAS da Nova Corumbá, ambos a partir das 18 horas.

 

Raul informou que estes encontros estão sendo importantes para uma maior discussão em torno dos quatro temas que são participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU); Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU); instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial, e políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.

 

Quem ainda não se inscreveu para participar da Conferência, pode fazê-lo pela Internet, pelo endereço eletrônico www.corumba.ms.gov.br. Para facilitar, a Prefeitura está também disponibilizando a ficha de inscrição deve ser preenchida corretamente, com todas as informações solicitadas. O arquivo, em word, deve ser encaminhado para o e-mail: raul.delgado@corumba.ms.gov.br.

 

Os participantes podem também se inscrever presencialmente na Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, que está coordenando a Conferência, localizada na Prefeitura de Corumbá, na rua Gabriel Vandoni de Barros, s/n.

 

O tema proposto pelo Ministério das Cidades para a 5ª Conferência é “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”. As etapas municipais devem ocorrer até o dia 15 de maio, quando serão eleitos os delegados para a fase Estadual, que deve acontecer entre 1º de julho a 28 de setembro. A etapa nacional está marcada para novembro.

 

Durante as duas primeiras fases, serão definidas as diretrizes a serem debatidas na Conferência Nacional. O material vai subsidiar os debates da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e as prioridades de atuação do Ministério das Cidades.