Saúde Bucal de Corumbá é destaque em simpósio nacional de Rondônia

APrefeitura de Corumbá foi convidada pelo Conselhos Regionais de Odontologia de Mato Grosso do Sul e de Rondônia para ministrar a palestra sobre “Experiência Positiva da Administração da Administração Publica” no I Simpósio Sobre Políticas Publicas Para Odontologia, realizado no último dia 17 na cidade de Porto Velho, em Rondônia.

O simpósio foi promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Rondônia (CRO-RO), com apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO), e contou com a presença de palestrantes ilustres, como Gilberto Pucca, coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, e do presidente do Conselho Federal de Odontologia , Ailton Morrilhas.
    
O diretor-geral do Hospital Regional de Cacoal e membro titular da Comissão Internacional de Saúde Bucal do Conselho Nacional de Saúde, Marco Aurélio Blaz Vasques; o presidente do CRO de Rondônia, Hailton dos Santos; e o presidente do CRO de Mato Grosso do Sul, Francisco Carlos Grilo também participaram da agenda.

Corumbá foi representada pelo coordenador geral de Saúde Bucal do Município, Zacaria Omar, membro da diretoria do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul.

“Durante o simpósio, destinado a dentistas e gestores do serviço público, nos pautamos na ordenação da atenção à saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) além de dirigir os gestores municipais na busca de parcerias com o Ministério da Saúde no que diz respeito às políticas públicas previstas no programa do Governo Federal, Brasil Sorridente”, comentou Zacaria.

A viabilização da adição de flúor a estações de tratamento de águas de abastecimento público, reorganização da Atenção Básica e a Atenção Especializada, ou seja, a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e laboratórios regionais de próteses dentárias também foram abordados durante o evento.

Zacaria e Moacir Paludetto Júnior, membro do grupo gestor do Conselho Nacional de Saúde Bucal e do CRO do Paraná, iniciaram as palestras abordando os índices de melhorias e experiências positivas da administração pública na assistência á saúde bucal, fundamentados em resultados do Brasil Sorridente.

A cidade de Corumbá foi convidada pois recebeu em 2012 o prêmio Brasil Sorridente do Conselho Federal de Odontologia, que é uma forma de reconhecer as expoentes práticas implantadas nos municípios e que conquistaram avanços  exemplares na odontologia , colocando-se com a missão de permutar experiências exitosas com os municípios da região Norte.