Remodelado, Envelhecer Sorrindo atende idosos no São José

Os cerca de 80 idosos que atualmente vivem no Asilo São José receberam diversos atendimentos odontológicos e sociais nessa quarta-feira (22). A Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e da Assistência Social e Cidadania, desenvolveu no local o projeto “Envelhecer Sorrindo”, cujo objetivo é garantir a saúde bucal dos idosos e prevenir o agravamento de diversas doenças pela má mastigação dos alimentos.

“Através dessa ação iremos recuperar as funções mastigatória, fonética e estética, prevenindo também desarranjos intestinais, renais e até pulmonares”, explicou o coordenador geral de Saúde Bucal do Município, Zacaria Omar. No asilo, a equipe da Secretaria de Saúde realizou a triagem, exames clínicos, restauração, extração, curativos, procedimentos preventivos e pequenas cirurgias.

Os casos mais complexos foram encaminhados para tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde os pacientes realizarão tratamento de canal, periodontal (gengiva) e receberão próteses. Neste ano, o “Envelhecer Sorrindo” ganhou o reforço da Secretaria Municipal de Assistência.

“Estamos contribuindo com cursistas do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco. Eles realizaram corte de cabelo, manicure, pedicure e a maquiagem”, detalhou a secretária de Assistência e Cidadania, Andréa Ulle. “A ideia é cuidar não só do sorriso, mas também da aparência dos nossos idosos”, complementou.

Representando o prefeito Paulo Duarte, a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, destacou a atuação conjunta do Executivo municipal em favor da população corumbaense. “Essas parcerias são excelentes, por isso tenham a certeza que ela vai permanecer e ser ampliada na medida do possível”, afirmou. Dinaci ainda elogiou o trabalho desempenhado no Asilo São José.

“É linda a tarefa desempenhada aqui”, disse. Representando o asilo, Glória Barros agradeceu a presença da Prefeitura e pediu mais apoio de toda a sociedade com o local. “Se escassearam as doações espontâneas”, afirmou. “O asilo foi fundado em 1942 e desde então tem funcionado ininterruptamente em tempo integral. Dona Julieta (presidente do asilo) tem acompanhado todo o trabalho, apesar de sua idade avançada. Hoje ela tem 92 anos”, lembrou a tesoureira.