Programa Negócio Legal capacita primeira turma de trabalhadores

Nesta quinta-feira, 23, na Associação Comercial e Empresarial (ACIC), cerca de 30 microempreendedores se formaram na primeira turma do módulo inicial de capacitação do programa Negócio Legal, uma iniciativa da prefeitura de Corumbá para desenvolver a economia local.

 

O módulo, desenvolvido pela Secretaria de Indústria e Comércio em parceria com o Sebrae/MS, trouxe informações importantes aos microempreendedores da cidade, como o que é significa ser um Microempreendedor Individual (MEI), as obrigações e procedimentos de contratação de funcionário, o planejamento financeiro e linhas de microcrédito disponíveis, além de temas referentes à segurança de trabalho, marketing e qualidade no atendimento.

 

Marceneiro, pedreiro, costureira, proprietários de lava-jato, salgadeira, mecânico, serralheiro, profissionais de diversas áreas receberam das mãos do secretário de Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho Barros, o diploma do primeiro módulo do curso.

 

Ao final do curso, os participantes tiveram a oportunidade de avaliar o conteúdo do curso, com notas de 1 a 4. Vários quesitos foram analisados e a média final ficou próxima da nota máxima. Os microempreendedores puderam, também, sugerir novos conteúdos para os próximos módulos. Entre os temas sugeridos estão esclarecimentos sobre a parte tributária das empresas, direitos trabalhistas e orientações sobre associações e cooperativas.

 

“Eles também manifestaram interesse em participar de licitações públicas e vamos trazer informações sobre isso também. A ideia é aprimorar cada vez mais o conteúdo dos módulos do Negócio Legal”, acrescentou o secretário Pedro Paulo Marinho Barros.

 

O primeiro módulo da capacitação deve iniciar em julho, com uma nova turma, e o segundo módulo do Negócio Legal ocorrerá também no segundo semestre, porém ainda sem data prevista.  Para participar, basta fazer a inscrição na Secretaria de Indústria e Comércio, na rua 15 de Novembro, 659, das 7h30 às 17h30.