Presidente da Vetria apresenta projeto de expansão para Corumbá

O prefeito Paulo Duarte recebeu na última sexta-feira (17) a visita do diretor-presidente da Vetria Mineradora, Alexandre Santoro. A empresa, formada da aliança da Vetorial, Triunfo Participações e Investimentos (TPI) e da América Latina Logística (ALL), pretende expandir sua produção de minério de ferro na região e, consequentemente, modernizar o modal de transporte do produto através da linha férrea que liga Corumbá a Bauru, em São Paulo.

Inicialmente, a mineradora está analisando a qualidade e a quantidade do minério existente na região. Em seguida será realizado um estudo socioeconômico e ambiental do impacto acarretado por essas mudanças. Tudo isso foi apresentado ao prefeito de Corumbá, que elogiou a postura da empresa.

“O comportamento da Vetria é completamente diferente de outros grandes grupos que tivemos embates nesses quatro meses e meio de administração. A mineradora mostrou respeito à cidade. A Vetria está vindo aqui conversar com a população, por meio da Prefeitura, do projeto que está sendo gestado não só em relação à mineração, ao aumento da produção, mas sobre outro ponto fundamental para nós, que é a recuperação da ferrovia”, afirmou.

Paulo Duarte destacou também a avaliação social que será desenvolvida pela empresa e colocou o Executivo à disposição para auxiliar no processo. “Eles querem identificar os impactos desse projeto e conhecer as regiões e as pessoas que serão impactadas positivamente, ver os possíveis aspectos negativos que podem surgir e como mitigar esses efeitos que eventualmente apareçam”, continuou.

O prefeito também ofereceu apoio político para viabilização do projeto. “Vamos ser parceiros no sentido de apoiar no que for possível nessa pesquisa inicial e nos dispomos a ajudar naquilo que for possível junto ao Governo Federal, através do senador Delcidio do Amaral, da ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do Paulo Bernardo (Ministro das Comunicações), que já tem ajudado e muito Corumbá”, completou.