Prefeitura inicia planejamento para diagnosticar alunos da Reme

A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta segunda-feira (20) o planejamento do projeto que vai viabilizar a realização do diagnóstico de todos os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). Uma equipe técnica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) se reuniu com as secretárias de Educação, Assistência Social e Cidadania e Saúde e com diretor-presidente da Fundação de Esportes (Funec), durante o período da manhã.

Pela tarde, os profissionais estiveram com o prefeito Paulo Duarte e, em seguida, com professores do curso de Educação Física do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A instituição também será convidada para fazer parte do projeto, que será desenvolvido a partir do segundo semestre letivo.

O trabalho deverá ser feito, primeiramente, nos 8.940 alunos da área urbana, num total de 16 escolas. Esse levantamento contará com testes dos mais variados, desde peso, altura, agilidade até testes oftalmológicos e de diabetes. A ideia é seguir um protocolo internacional de forma a identificar os alunos que têm os maiores percentuais para a prática desportiva.

Identificados, esses talentos serão encaminhados a um centro de treinamento que o município já está pleiteando junto ao Governo Federal. Os alunos que não alcançarem os índices previstos nesse protocolo internacional e ficarem abaixo do ideal deverão ser encaminhados para acompanhamento multidisciplinar.

A metodologia, o plano de trabalho e os agentes envolvidos no diagnóstico serão apresentados durante um seminário, previsto para o mês de agosto. Inicialmente, o projeto será desenvolvido em uma escola piloto e, depois de avaliado, será estendido às demais instituições de ensino.

Pela UCDB, a ação é desenvolvida pelos professores Domingos Sávio e Marcelo Miranda, ambos do curso de Educação Física e coordenadores do Laboratório de Avaliação Física (LAF), e pela assistente social Salete Marinho, coordenadora do curso de extensão da área na UCDB.