Prefeitura e Fiems firmam convênio na área esportiva e de qualificação

O prefeito Paulo Duarte e o presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sergio Longen, formalizaram nesse sábado (18) dois projetos que vão garantir mais lazer e capacitação técnica à população de Corumbá. No primeiro item, o termo de cooperação técnica inclui a cidade no programa Sesi Atleta do Futuro, onde jovens de 6 a 17 anos terão treinamento de futebol de campo, natação, judô e vôlei de areia.

 

O convênio também possibilita que a Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) utilize a estrutura do Sesi e do Senai para o desenvolvimento de outras atividades desportivas. A iniciativa tem como objetivo valorizar o esporte dentro do processo educativo das crianças e adolescentes, oferecendo suporte educacional, inclusão social, atendimento à saúde e convivência comunitária, a partir da família.

 

Já na área da capacitação, o protocolo de intenções busca a inserção de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou na condição de baixa renda nos cursos do Programa de Qualificação Profissional de Senai – Senai Educa. A instituição oferece 7815 vagas na cidade, das quais 2.920 são gratuitas e servirão para estimular o desenvolvimento pessoal e profissional desse público alvo.

 

As ações fazem parte do Programa de Desenvolvimento Regional (PDR), elaborado pela Fiems e apresentado ao prefeito na manhã do último sábado. O estudo aponta as potencialidades e os principais gargalos que atrasam o desenvolvimento econômico da cidade. A logística e o transporte da produção foram apresentados como áreas mais carentes de investimentos atualmente.

 

Por outro lado, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a postura política de Corumbá, como a ampliação do horário de expediente na Prefeitura para 8 horas diárias e a implantação de um grupo de trabalho para desburocratizar os tramites no Executivo. “Isso faz toda a diferença para a cidade e o setor empresarial”, afirmou. Outra medida elogiada por Longen foi a regularização da feira Brasbol.

 

“Não podemos mais ter desenvolvimento em uma região na base da ilegalidade, na base do mais ou menos”, enfatizou o presidente da Fiems, colocando o Sebrae à disposição dos comerciantes bolivianos que queiram trabalhar dentro das regras estabelecidas pela Lei. Para o deputado estadual Paulo Corrêa, presente na solenidade, o turismo (um dos eixos que compõem o PDR) é uma das maiores potencialidades de Corumbá.

 

“A Fiems como certeza está fazendo a parte dela para contribuir com o desenvolvimento e nós da Prefeitura vamos fazer tudo o que for possível para desburocratizar o atendimento”, disse o prefeito Paulo Duarte. Ainda segundo o prefeito, as ações propostas pela Fiems permitem que a população receba uma atenção ainda maior. “Temos de trabalhar para a população mais carente. Estas ações geram justiça social”, finalizou.