Prefeito pretende fortalecer a atuação da Fundação de Meio Ambiente

Fortalecimento do papel da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá, dotando-a de maior autonomia para executar, no âmbito municipal, políticas de proteção, conservação, melhoria da qualidade ambiental, é o que pretende o prefeito Paulo Duarte que, na tarde de ontem, se reuniu com a equipe da pasta, presidida por Luciene Deová de Souza, quando tratou desses e outros assuntos pertinentes à instituição.

 

O encontro com toda a equipe técnica faz parte de uma política adotada pelo chefe do executivo corumbaense, de estar sempre em contato com os integrantes da administração municipal, na busca constante da melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, como de prevenção, correção de problemas ambientais, entre outros.

 

Uma das informações anunciadas pelo prefeito no encontro foi em relação à estrutura da Fundação que deve ser melhorada, para que a equipe tenha melhores condições de trabalho. Falou também sobre a ampliação de parcerias com órgãos importantes da região, casos da Embrapa Pantanal e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

Paulo não quer que a Fundação seja apenas um órgão fiscalizador. Disse que o papel é muito mais amplo, como mostram os programas e projetos que estão sendo executados na cidade, como o ‘Adote uma Árvore’ que está permitindo arborizar as vias urbanas da cidade, e que, um de seus objetivos, é fazer com que a pasta tenha maior autonomia, inclusive para realização de estudos e expedição de licenciamentos ambientais.

 

“É preciso fortalecer a Fundação de Meio Ambiente para que não seja apenas um órgão fiscalizador”, afirmou Duarte. Conforme ele, é preciso que a instituição tenha maior autonomia inclusive para expedir licenciamentos ambientais, promover e realizar estudos e pesquisas sobre questões ambientais, entre outras atribuições.

 

A intenção do prefeito é dotar a Fundação de estrutura necessária para desenvolvimento de um bom trabalho no Município, para Corumbá ser também uma referência em questões ligadas ao meio ambiente.

 

O prefeito lembrou que em 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura prepara uma série de benefícios para a comunidade. Mas, para total sucesso dos programas e projetos que estão sendo planejados, é preciso empenho de toda a equipe e, principalmente, conscientização por parte da população.

 

“Vamos iniciar uma campanha sobre limpeza agora em junho. As equipes que atuam nesta área, estão trabalhando firme. Corumbá é uma cidade turística e a limpeza é fundamental”, disse, cobrando maior participação da própria comunidade.

 

Segundo ele, apesar de todo trabalho que está sendo desenvolvido, ainda existem pessoas que acabam jogando lixo em terrenos baldios, ou mesmo nas calçadas, após mo horário das coletas. A campanha vai ser justamente para evitar este tipo de atitude, que resulta em problemas inclusive de saúde.