Prefeito diz que o esporte será uma prioridade em sua administração

Estudos comprovam que a prática esportiva contribui para a redução de riscos de doenças circulatórias, hipertensão, diabetes, depressão, entre outras. Além disso, influi significativamente para o bom relacionamento entre as pessoas. É pensando dessa forma que o prefeito Paulo Duarte iniciou um intenso trabalho para estabelecimento de políticas públicas de esporte e lazer em Corumbá, que passa inclusive pela construção de um calendário esportivo para ser cumprido até dezembro de 2016, final de seu mandato.

 

E foi pensando justamente em fazer com que Corumbá volte a ser uma referência no esporte no Mato Grosso do Sul, que levou o prefeito a se reunir na noite de ontem, 16, com professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino (Reme) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para discutir, de forma conjunta, estratégias voltadas ao fortalecimento do esporte de massa.

 

O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal com participação também de acadêmicos do curso de Educação Física da UFMS. O prefeito destacou que os profissionais da área serão fundamentais na criação de políticas públicas voltadas para o esporte e lazer, bem como na formatação de um calendário de atividades para ser desenvolvido nos próximos três anos e meio da sua administração.

 

Outro assunto tratado pelo chefe do executivo se relaciona ao fortalecimento do esporte dentro da Reme, para Corumbá voltar ser uma cidade competitiva. Hoje, os resultados apontam um grande distanciamento de outros centros.

 

“Gosto de praticar esporte, está no sangue. Meu avô e meu pai foram esportistas; meus filhos praticam esporte. É bom para a saúde, para o relacionamento entre as pessoas. Muito que consegui foi pelo esporte; me abriu um leque de oportunidades. O esporte é uma prioridade na minha administração”, disse.

 

Paulo comentou que é preciso haver envolvimento de todos os setores e profissionais ligados à área. Anunciou que está com um projeto bem encaminhado para construção de um centro de iniciação esportiva com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura, e que “terá pista de atletismo emborrachada, quadras polivalentes oficiais, entre outros equipamentos”. O centro vai ser fundamental para desenvolvimento de projetos esportivos, trabalhar os talentos de Corumbá.

 

Outro assunto tratado pelo prefeito foi com relação à criação do Conselho Municipal de Esporte e do Fundo de Investimento Esportivo (FIE). Lembrou que tudo será possível a partir do engajamento de todos os segmentos, principalmente dos professores de educação física. “Tivemos referências no basquete, handebol, volei e outras modalidades. Temos que voltar ter isso, sem saudosismo e não ficar apenas no futebol. Quero discutir isto  com vocês, vamos fazer isso com vocês”, conclamou

 

Diagnóstico

 

Paulo fez uma explanação sobre o projeto que será desenvolvido em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para um diagnóstico de todos os alunos da Reme, seguindo um protocolo internacional, por meio de testes variados, desde peso, altura, agilidade até testes oftalmológicos e de diabetes.

 

Informou que na próxima segunda-feira, 20, uma equipe da UCDB vem a Corumbá, quando será possível avançar neste projeto que será desenvolvido em parceria com os professores de Educação Física da Rede Municipal, possivelmente a partir do segundo semestre.

 

Explicou que o programa já foi realizado pela Universidade em outras cidades, com sucesso, e que será importante não só para identificar alunos que têm potencial para a prática desportiva, mas também crianças que merecerão uma atenção especial, inclusive com acompanhamento multidisciplinar, por parte do Poder Público.

 

“Em um primeiro momento, o projeto será realizado em parceria com a UCDB, com participação dos professores de Educação Física da Reme. A ideia é, a partir do próximo ano, ter a participação também de profissionais da Universidade Federal nos auxiliando nesse trabalho”, explicou o chefe do executivo.

 

O diagnóstico vai permitir ainda identificar os talentos esportivos, nas mais diferentes modalidades. A intenção da Prefeitura é encaminhar estas crianças para um centro de treinamento que o município já está pleiteando junto ao Governo Federal.

 

O trabalho de identificação e acompanhamento terá, além da UCDB, parceria das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e da Fundação de Esporte de Corumbá. Paulo convidou representantes do curso de Educação Física da UFMS para acompanhar o encontro com a equipe da UCDB na segunda.

 

O encontro contou com a participação do coordenador do Curso de Educação Física da UFMS, Rogério Zaim Melo; o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Elvécio Zequetto, entre outros.