Prefeito convoca assistentes sociais aprovados em concurso público

O prefeito Paulo Duarte informou agora à tarde, 17, que irá convocar 10 assistentes sociais aprovados no último concurso público realizado pelo Município, para atender as necessidades da Prefeitura Municipal. O anúncio foi feito durante um ato no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, em comemoração ao Dia do Assistente Social celebrado na última quarta-feira, 15 de maio.

 

O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania e foi uma forma de homenagear os profissionais da área que desenvolvem atividades nos mais diferentes setores da própria Prefeitura, bem como em outras instituições da sociedade e também na região de Ladário.

 

“Quero aproveitar a oportunidade e dizer a todos que vou me reunir ainda hoje com o secretário de Gestão Pública (Luiz Henrique Maia de Paula) e autorizar a convocação de 10 assistentes sociais aprovados em concurso público, para reforçar e fortalecer cada vez mais, o quadro na área da Assistência Social”, anunciou o chefe do executivo sob aplauso dos presentes.

 

Paulo Duarte lembrou compromissos firmados com a categoria e que estão sendo reafirmados agora, “com atitudes, atitudes que precisamos ter cada vez mais com a nossa cidade”. Ao fazer esta declaração, o prefeito lembrou uma campanha de conscientização que começa em junho, pela limpeza da cidade, e que a parceria com os assistentes sociais também será importante para êxito desse projeto e de outros, em prol da população corumbaense.

 

Comentou também que os assistentes sociais têm um papel de extrema importância para minimizar os problemas que afetam adolescentes, por meio da prevenção. Disse isto se referindo à questão da redução da maior idade penal que, na sua opinião, não seria a solução. “O caminho não é reduzir a maior idade penal, mas sim, a realização de um trabalho social, de inclusão social”, completou.

 

Conclamou os presentes a combater outros tipos de crimes como violência sexual contra crianças e adolescentes. Neste sábado, o Brasil celebra o Dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, data que marca a morte da pequena Araceli, após ter sido violentada, maltratada em todos os sentidos.

 

“Temos que combater muito. Nosso papel é importante, da educação, da assistência social. Não de assistencialismo, mas de inclusão social. Temos que tratar os programas, as pessoas com absoluta seriedade, com respeito”, observou. Na opinião do prefeito, Corumbá é um diamante bruto que “precisa ser lapidado, do envolvimento, engajamento de todos. É um grande desafio, mas tenho certeza de que seremos uma referência em várias áreas, entre elas, a social”.

 

Homenagens

 

O evento foi organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. A secretária Andréa Cabral Ulle comentou sobre a convocação de mais 10 assistentes sociais e lembrou 2001, quando a pasta contava com apenas cinco profissionais da área e, agora, 21, dos quais, 13 efetivos e oito contratados.

 

“Com mais estes novos que estão sendo chamados, o prefeito está consolidando ainda mais a política de assistência social, fundamental para desenvolver o trabalho”, argumentou. Ela enalteceu o grupo que atua na Prefeitura, não só na sua secretaria, mas em outras pastas. Foi Andréa, inclusive, que homenageou a primeira assistente social da Prefeitura, Carmem Ester Costa Marques Machado. Já o prefeito prestou uma homenagem a profissional mais antiga em atividade na cidade, Maria Auxiliadora Figueiredo Couto.

 

O evento contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Assistência Social, Ivone Alves Rios, que entregou ao prefeito, um documento referente à adequação da jornada de trabalho da categoria, em conformidade com a legislação brasileira, de 30 horas semanais.

 

Presente também Heloisa Castro Berro, da Universidade Federal Paulista e da Universidade Católica Dom Bosco. Ela foi a palestrante da tarde. Outras autoridades participaram do evento como o secretário de Assistência Social de Ladário, Alexandre Ohara; o subsecretário de Assistência Social de Corumbá, Nilo Correa, e a nova coordenadora de Núcleo da Macrorregião de Serviço Social, Bruna Cola, implantado nesta sexta EM Corumbá.