Prefeito anuncia obras e benefícios com recursos do IPTU 2013

Em mais uma demonstração de seriedade e transparência no trato do dinheiro público, o prefeito Paulo Duarte, em reunião com a imprensa nesta terça-feira, 14, anunciou quais serão as destinações e encaminhamentos dos recursos arrecadados com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no exercício de 2013 em Corumbá.

 

De acordo com o chefe do executivo, a prefeitura aplicará esse montante na obra de recuperação e revitalização da entrada da cidade com sinalização no portal da cidade, na contratação de oito médicos para a rede municipal de saúde, de 69 estagiários para as unidades básicas de saúde, na revitalização da rodoviária de Corumbá, nas obras do Centro de Convenções, obras de drenagem no bairro Cravo III, reparo na infraestrutura elétrica das salas de aula para a instalação de aparelhos de ar condicionado, kit escolar, e limpeza e pintura de vias públicas.

 

“Estamos revelando o que será feito com esse imposto, antes de mais nada, por respeito à população e ao contribuinte. Além disso, o povo poderá fiscalizar e cobrar a administração. Por isso estamos convocando a população a pagar o IPTU, assim será possível devolver, com rapidez, esse dinheiro em forma de benefício aos munícipes”, disse o prefeito, que tem buscado também recursos federais para obras que trarão progresso e desenvolvimento à Corumbá.

 

“Temos buscado a parceria com o Governo Federal, mas não estamos esperando somente verbas de Brasília. A prefeitura está investindo recursos próprios em muitas melhorias para a nossa cidade, até como contrapartidas para esses recursos federais”, acrescentou.

 

Condições de pagamento

 

O prefeito Paulo Duarte salientou ainda que sua administração será marcada também pela justiça fiscal. E exemplificou com as condições de pagamento do IPTU 2013, cuja alíquota sofreu correção de 5,78% em relação ao ano passado (abaixo da inflação 2012, que foi de 5,84%).

 

Além disso, de acordo com o prefeito, Corumbá oferece a melhor condição de pagamento do IPTU de todo o estado de Mato Grosso do Sul e uma das melhores do Brasil, uma vez que o contribuinte tem desconto de 30% no caso de pagamento em parcela única ou primeiro pagamento parcelado até esta quarta-feira, 15, além de poder participar do sorteio de prêmios.

 

“Pensamos em premiações para toda a família, como carros, televisores e notebooks”, revelou. A medida adotada pelo prefeito é uma forma de beneficiar aquelas pessoas que estão com seus tributos em dia com a Fazenda Pública Municipal.

 

O chefe do administrativo reconheceu que ainda há falhas no cadastro dos contribuintes, que ainda carece de atualização. Por esse motivo, muitos munícipes não receberam o carnê em suas residências. “Eu mesmo vou buscar o meu na Gerência de Administração Tributária (GAT) na Frei Mariano, 650. Não quero benefício algum, faço questão de ir pessoalmente retirar meu carnê e pagar ainda hoje com o desconto de 30%”, adiantou.

 

Também estiveram presentes na coletiva de imprensa, a secretária municipal de Fazenda e Planejamento, Waléria Cristina Andrade Leite, e o secretário de Governo, Helio de Lima.