No Vitória Régia, comunidade ganha moderno centro de educação infantil

A Prefeitura de Corumbá está construindo um moderno Centro de Educação Infantil para atender as famílias residentes nas regiões dos conjuntos Vitória Régia e Camalote, e parte do bairro Cristo Redentor. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com recursos Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvido da Educação (Fundeb), com contrapartida do Município.

 

O Centro de Educação Infantil integra o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância). É o segundo que será entregue na cidade pelo prefeito Paulo Duarte. O primeiro será o da Nova Corumbá previsto para ser inaugurado no segundo semestre. Além desses, outras duas unidades devem ser iniciadas em breve, nos bairros Guató e Maria Leite.

 

A unidade está sendo implantada em uma área localizada no quadrilátero formado pelas ruas Minas Gerais, Cáceres, Paraná e Geraldino de Barros, no Vitória Régia (divisa com o Cristo Redentor). No mesmo local, a Prefeitura está concluindo uma quadra poliesportiva coberta e iluminada, também em parceria com o Governo Federal, e já está com projeto para construção de uma escola do ensino fundamental

 

A obra deverá estar concluída até o mês de outubro. O prédio e um projeto padrão do Governo Federal distribuídos em oito salas para creche e para pré-escola, além de setor administrativo, anfiteatro, sala de multiuso, refeitório, playground, sanitários, laboratório de informática, sala de leitura, recreio coberto, refeitório, além de outras dependências.

 

Será dotada de equipamentos de acessibilidade para atender portadores de necessidades especiais, facilitando acesso aos ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação. Terá 1.211 metros quadrados de área construída e está orçada em R$ 1.329.977,00. Mais de 70% do projeto já foi executado.

 

Na Nova Corumbá

 

Com a obra física já concluída, a Prefeitura está programando para o segundo semestre, a inauguração do Centro de Educação Infantil da Nova Corumbá. Esta será a primeira unidade que o Município entrega na cidade voltada ao atendimento de crianças em idade de creche e pré-escola, garantindo um espaço confortável para as mães deixarem seus filhos enquanto trabalham.

 

Esta unidade vai atender as famílias da Nova Corumbá, do Guarani e Kadwéus. Fica localizada na Rua Marechal Deodoro e os recursos são oriundos do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com contrapartida do Município. Os investimentos no local somam R$ 1,6 milhão.

 

Na espera

 

Enquanto a Prefeitura finaliza as duas obras, as mães que passam em frente às estruturas, já sonham em ver seus filhos nas unidades do Vitória Régia ou mesmo da Nova Corumbá. “Meu filho está no pré-1 lá no Damy (Escola Municipal José de Souza Damy). Fica um pouco longe de casa. Não vejo a hora desse centro entrar em funcionamento pra transferir meu filho para cá, bem mais próximo de casa”, diz Julimar Espinosa Soares, residente na Rua Ana Neri, no Cristo, ao lado do Vitória Régia.

 

A mesma expectativa vice Joyce Carla Vargas Raldes, residente na Nova Corumbá. Com o filho de 1 ano e 11 meses, ele aguarda somente a abertura da matrícula para que seu filho possa frequentar a unidade de ensino e ela ter como trabalhar. “Pra todas nós aqui, da Nova Corumbá, será muito bom. Já estou na fila de espera, aguardando a matrícula”, confirma, elogiando a beleza do novo estabelecimento de ensino que mudou o visual da região.