IPTU: Prefeitura faz plantão para atender contribuinte neste sábado

A Prefeitura de Corumbá vai atender o contribuinte normalmente na manhã de sábado, 11, para tratar de questões ligadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). É o que informa a secretária de Fazenda e Planejamento, Waléria Cristiane Andrade Leite, lembrando que o prazo para pagamento à vista com 30% de desconto vence no dia 15 de maio, quarta-feira da próxima semana. Nesta mesma data vence também a primeira parcela para quem optou pelo pagamento em até oito vezes.

 

Waléria explicou que o plantão do IPTU funcionará na Gerência de Administração Tributária (GAT), localizada na Rua Frei Mariano, 650, centro da cidade. O atendimento será das 08 às 12 horas. Conforme ela, quem ainda não recebeu o carnê do IPTU em casa, entregue pela agência dos Correios, ou não tem acesso à rede de Internet, pode se dirigir ao GAT para providenciar o documento.

 

Este ano, além de entregar o carnê pelo Correios, a Prefeitura inovou e disponibilizou em seu site oficial – www.corumba.ms.gov.br – o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente ao IPTU 2013, que pode ser pago nas efetuar pagamento nas agências bancárias (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), ou mesmo nas casas lotéricas, no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAT) da Rua Frei Mariano, 697, e no Paço Municipal.

 

Outra informação da secretária está relacionada ao sorteio de prêmios que acontece no dia 24 de maio. “As pessoas que estão recorrendo ao site da Prefeitura para ter acesso ao DAM, deverão ir até a Gerência Tributária e, mediante apresentação da quitação do IPTU, solicitar o documento para participar do sorteio”, completou.

 

Como se sabe, o contribuinte corumbaense tem até o dia 15 de maio, para pagar o seu IPTU de 2013 à vista, ser beneficiado pelo desconto de 30% e ter o direito de participar do sorteio de prêmios. A medida adotada pelo prefeito Paulo Duarte é uma forma de beneficiar aquelas pessoas que estão com seus tributos em dia com a Fazenda Pública Municipal.

 

Somente terá direito ao desconto de 30% quem não possuir débitos para com a Fazenda Pública Municipal, ou que estiver com seu parcelamento em dia até 1º de março de 2013. Caso tenha débito, ou se estiver com parcelamento em atraso, poderá ser beneficiado com estas vantagens se efetuar o pagamento até a esta sexta-feira, 10.

 

Para quem optar pelo pagamento à vista, cota única, além do desconto de 30%, a Prefeitura beneficiará também com um sorteio de prêmios marcado para o dia 24. Na oportunidade serão entregues seis prêmios: um televisor LED de 55” (1º); dois computadores notebooks (2º e 3º), e três televisores LCD de 32” (do 4º ao 6º prêmio).

 

O contribuinte que optar pelo pagamento em até oito parcelas, a primeira vence também no dia 15 de maio. Neste caso, mantendo o imposto em dia, participará do segundo sorteio previsto para 16 de dezembro, quando serão sorteados um automóvel 1.0, zero quilômetro, como primeiro prêmio; dois computadores notebooks, segundo e terceiro prêmios, além de três televisores LCD de 32” (do 4º ao 6º prêmio).

 

Carnês

 

Este ano o Municipio está disponibilizando o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente ao IPTU 2013, também no site da Prefeitura Municipal de Corumbá. A inovação segue uma orientação do prefeito Paulo Duarte para facilitar e agilizar a vida do contribuinte corumbaense que, dessa forma, terá acesso ao documento por meio da Central de Serviços On-Line, na página da Administração Municipal na Internet, da sua própria residência, ou mesmo em seu local de trabalho.

 

Para entrar no sistema, basta clicar no banner na parte superior do site da Prefeitura. Na página, o contribuinte terá acesso a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente ao IPTU 2013, como também tirar dúvidas ou mesmo entrar em contato com os setores responsáveis pelo tributo municipal.

 

Para consultar os valores do IPTU 2013, os contribuintes devem clicar no banner ‘emitir guia’, digitar o número de inscrição do imóvel, o BIC (Boletim de Inscrição Cadastral); CPF do proprietário do imóvel, além do código de segurança do próprio sistema.

 

Em segundos, uma nova tela se abre contendo todas as informações sobre o imposto, inclusive sobre opções de pagamento, à vista ou em parcelas. Antes de imprimir, o contribuinte deve marcar qual a opção.

 

O documento é exibido no formato PDF. Para visualizá-lo o contribuinte precisa ter um programa leitor de arquivos PDF. Caso não possua um programa leitor, poderá baixar e instalar clicando em um dos links disponibilizado na própria página, Adobe Reader ou Foxit Reader.

 

Para quem não tem acesso à Internet e ainda não recebeu o carnê em casa, pode procurar a Agência de Administração Tributária e solicitar o documento. É importante estar em mãos com o número de inscrição do imóvel, bem como o CPF do proprietário.