Em palestra, prefeito aponta ações para fortalecer turismo e comércio local

O prefeito Paulo Duarte participou nesta quinta-feira (09) do encerramento do evento “Administração em Foco”, promovido pelo Campus do Pantanal da UFMS, em parceria pela Faculdade Salesiana de Santa Teresa. Como principal palestrante da noite, ele falou sobre a perspectiva econômica para a região e das ações já em execução para fortalecer o turismo e o comércio local, apontados como principais fatores para o desenvolvimento.

Com relação ao turismo, o prefeito afirmou que a cidade não pode depender exclusivamente da pesca, destacando o patrimônio histórico, a cultura e o próprio Pantanal como atrativos para moradores de outras localidades. “Mas para que isso aconteça, precisamos nos profissionalizar”, disse, reforçando a necessidade da participação de toda a comunidade nesse processo.

“A cidade precisa ser melhor cuidada, não só pelo Poder Público, mas principalmente pela sociedade”, se referindo a conservação dos prédios particulares da área tombada pelo Iphan, dos pontos de visitação, como o Morro do Cruzeiro e o Porto Geral, e da limpeza das vias públicas e dos terrenos. Esse último ponto, inclusive, deve ser alvo de uma medida mais enérgica da Administração.

“Não podemos mais admitir essa especulação imobiliária. Estamos estudando, para o próximo ano, a implantação do IPTU Progressivo”, revelou. Sobre o comércio, o prefeito lembrou dos grupos de trabalhos montados para desburocratizar os trâmites dentro da Prefeitura e avaliar a regularidade da Feira Brasbol. O primeiro grupo deve apresentar as propostas dentro de 60 dias.

“Com relação à popular Ferinha, devemos tomar algumas medidas efetivas já na semana que vem”, pontuou. O prefeito também fez uma avaliação da atuação das empresas mineradoras instaladas na cidade. “Precisamos de alternativas para viver não somente da extração do minério. Temos que pensar no crescimento de forma sustentável, racional. Tem que ser importante não só para quem explora, mas também para quem vive aqui”, afirmou.

Paulo Duarte ainda abordou questões de âmbito Estadual e Federal, como Segurança e Modais de Transporte, e garantiu que vai participar de forma ativa das discussões e ações sobre os dois temas. “Até já está agendada uma reunião com representantes da Vétria”, destacou. A companhia, resultante de uma associação entre ALL, Triunfo e Vetorial Mineração, está interessada em recuperar a malha ferroviária da região.

Outro ponto tratado na palestra foi a qualificação profissional. Segundo o chefe do Executivo municipal, uma grande parceria com as empresas que integrarem o Sistema S está em andamento. “E estamos investindo forte na educação básica. Vamos climatizar todas as escolas e nossos professores também receberem o maior salário do Estado”, completou.

A palestra foi assistida por acadêmicos de Administração, Economia e Direito. O professor Aurélio Tomaz Briltes, coordenador do curso de Direito da UFMS, Ronan Xavier Machado, docente do curso de Economia da FSST, Alfredo Zamlutti Júnior, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC), e Orlando Araújo Silva, gerente da Votorantin em Corumbá, deram continuidade ao avento após a palestra.