Corumbá vai cadastrar festeiros do Arraial do Banho de São João

Com intuito de tornar os festeiros de São João, agentes de preservação da cultura do Município, a Fundação de Cultura lançou um edital para promover a organização, controle e certificação dos festeiros. Em reunião realizada no ILA (Instituto Luiz de Albuquerque) no final da tarde da quarta-feira, 15, os festeiros tomaram conhecimento das alterações e adequações que ocorrerão já a partir do Arraial do Banho de São João marcado para junho.

 

 

“Ao tornarmos o São João um Patrimônio Imaterial Cultural Estadual, em 2010, demos a devida importância para a nossa tradicional festa. Agora temos que tornar as pessoas que fazem o Arraial, agentes de preservação. Para que isto ocorra, temos primeiros que realizar o recadastramento dos festeiros para atualizar os registros”, informou a diretora-presidente da Fundação de Cultura, vice-prefeita Márcia Rolon.

 

Para fazer o recadastramento, os festeiros deverão apresentar cópias do RG e do CPF ou CNPJ; comprovante de endereço; declaração expedida pela Fundação de Cultura de Corumbá, informando que realiza os festejos, devidamente cadastrados no Município há mais de 05 anos; breve relato do histórico das festividades realizadas nos anos anteriores, constando quantas famílias atinge, valor investido, principalmente, se seguem a doutrina católica ou a umbandista, além de documentos (fotos, filmagens, parte de trabalhos acadêmicos de pesquisa) que comprovem a realização dos festejos.

 

“Para que os festeiros tenham condições de validar o seu certificado e a sua participação nos festejos do ano posterior, será necessária a comprovação de que o mesmo participou do festejo oficial realizado pela Prefeitura no ano anterior, ou seja, que seja comprovada a descida do andor na noite do dia 23 de junho”, explicou Márcia lembrando que este ano, para ter um melhor controle, a comprovação será feita por meio de folha de freqüência.

 

“O representante assinará no momento da descida com o andor e o atestado de participação será entregue por um representante da comissão dos festejos de São João, durante a subida do andor”, informou a diretora da Fundação, durante encontro com os festeiros.

 

A certificação será realizada pela Fundação de Cultura de Corumbá, nos dias 27 e 28 de maio de 2013. A relação dos festeiros considerados aptos será publicada na imprensa local e entregue aos festeiros no dia 30 de maio, na sede da Fundação de Cultura. O documento será a credencial dos mesmos como agentes de preservação da cultura de Corumbá.

 

“Com o certificado, o festeiro ficará apto a realizar os festejos de São João e participar do evento junto com a Fundação de Cultura de Corumbá. O documento será revalidado anualmente, dias antes da festa, mediante edital de convocação para confirmar que o festeiro participou corretamente das manifestações no ano anterior”.

 

O cadastramento dos festeiros será realizado no período de 17 a 24 de maio de 2013, das 12 às 18 horas, na sede da Fundação de Cultura de Corumbá, localizada na Travessa Helô Urt, n°. 119.