Corumbá participa do Encontro Nacional de Turismo em Brasília

Começa hoje e segue até amanhã, em Brasília, o Encontro Nacional de Turismo, que reúne os gestores públicos do setor e marca a retomada do Programa de Regionalização do Turismo, agora reformulado. O município de Corumbá está representado pela diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR/Pantanal), Hélènemarie Dias Fernandes.

 

“É a oportunidade de renovar os conhecimentos em gestão pública do turismo, a partir das novas diretrizes que serão apresentadas pelo Ministério do Turismo, o que contribuirá para o desenvolvimento do turismo local e regional, observando as oportunidades de investimentos para o setor que beneficiem o desenvolvimento turístico local”, explica Hélènemarie.

 

O evento faz parte das comemorações dos 10 anos do Ministério do Turismo e irá focar a gestão pública do setor.

 

Regionalização do Turismo

 

Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é uma diretriz estruturante do Ministério do Turismo que organiza o território brasileiro em regiões turísticas, como base para planejamento, ordenamento e promoção do desenvolvimento territorial integrado. 

 

Em 2010, o programa passou por um processo de avaliação que envolveu um amplo conjunto de atores estratégicos, instituições e beneficiários, que estiveram direta ou indiretamente vinculados à sua implementação, selecionados em todas as regiões de País. 

 

Os resultados da avaliação apontaram a necessidade de avanços, principalmente nas ações de implementação do programa. Nesse contexto, a Coordenação-Geral de Regionalização realizou, de forma participativa, um amplo debate acerca da reestruturação dos seus processos, projetos e ações. 

 

Além do debate promovido com os participantes (stakeholders) do programa, realizou-se também uma consulta pública acerca da proposta de reestruturação, que teve como resultado cerca de 400 contribuições nos 30 dias que ficou disponível no portal do Ministério do Turismo. 

 

Resultado deste esforço, os ajustes do Programa de Regionalização do Turismo, referentes às suas estratégias, componentes e inovações serão apresentadas no Encontro Nacional de Turismo.