Corumbá leva Pacto da Alfabetização também para região das águas

As crianças da Região das Águas também serão beneficiadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Depois da área urbana, chegou a vez dos professores das escolas ribeirinhas, serem capacitados para iniciar o desenvolvimento do programa nas mais distantes regiões pantaneiras.

 

A formação está a cargo da Secretaria de Educação e atende professores alfabetizadores das 1ª, 2ª e 3ª séries, inscritos no PNAIC. A capacitação teve início ontem, 02 e segue até o final da tarde de hoje, 03, no Espaço Educacional, localizado na Rua Delamare, nº 1557, centro.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a capacitação, que chegará também à zona rural, proporciona maior conhecimento sobre a dinâmica do PNAIC, em relação à educação especial e permite um foco maior na alfabetização e no letramento em salas multiseriadas.

 

Programa

 

Em março, o prefeito Paulo Duarte reuniu autoridades ligadas ao setor educacional, entre outros, e anunciou a adesão de Corumbá ao PNAIC, um programa do Governo Federal que prega a união dos governantes, educadores e pais de alunos pela alfabetização em língua portuguesa e matemática de todas as crianças com até 8 anos de idade que estejam concluindo o terceiro ano do ensino fundamental.

 

As principais novidades da adesão da cidade ao Pacto serão o fornecimento de materiais didáticos específicos; o oferecimento de cursos de extensão de 120 horas, em universidades federais, a professores (que atuarão como multiplicadores desse conhecimento); e o sistema de bolsas mensais a esses professores.