Corumbá destaca importância do Assistente Social para a sociedade

Na data em que celebra o Dia do Assistente Social, a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou na manhã desta quarta-feira, 15, a entrega de kits de higiene para as internas do Estabelecimento Penal Feminino. A entrega foi feita pela secretária Andréa Cabral Ulle, acompanhada da diretoria-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, primeira dama Maria Clara Scardini.

 

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que visam levar às internas, qualidade de vida e reinserção social. Além do kit que contém toalha de banho, sabonete, shampoo, escova e pasta de dentes, entre outros, foi doado um fardo de 50kg de trigo para os lanches das atividades com as mulheres.

 

Mostra ainda a atuação dos assistentes sociais da Prefeitura que desenvolvem uma ação constante junto às comunidades mais carentes, e também de apoio a pessoas como as internadas do Estabelecimento Penal.

 

15 de Maio – Dia do Assistente Social           

 

A data de hoje foi lembrada pelo Poder Executivo de Corumbá. Em reconhecimento ao valor ético e profissional dos Assistentes Sociais o prefeito Paulo Duarte e a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania Andréa Ulle, cumprimentam e parabenizam a todos nesta data: 15 de maio – Dia do Assistente Social, lembrando a importância desse profissional na consolidação da Política de Assistência Social como direito de cidadania.

 

O Serviço Social como profissão, em décadas de existência, vem ampliando o seu campo ocupacional para todos os espaços onde a questão social repercute. No campo dos direitos, no universo da família, criança, adolescente, jovens, mulheres, idosos, grupos étnicos, do trabalho, da saúde, educação e seguridade social.

 

O Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Articula direitos amplos, universais e equânimes, orientados pela perspectiva de superação das desigualdades sociais e pela igualdade de condições, defendem e reafirmam direitos e políticas sociais que, inseridos em projetos mais amplos, contribuem na construção da equidade social.

 

O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.

 

Em uma comunidade o assistente social atua incentivando a conscientização, isto significa levá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seu próprio recurso.

 

Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que a pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.

 

Profissional de Serviço Social você é nosso convidado para uma programação especial da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, no dia 17 de maio, às 14 horas no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gomes onde serão abordadas as possibilidades de atuação do Assistente Social nas políticas públicas, com participação de integrantes da diretoria do Conselho Regional de Serviço Social 21ª Região.