Assentados são capacitados sobre plantio, manejo e cultivo de maracujá

A Prefeitura de Corumbá, em parceria com o Sindicato Rural, disponibilizou mais um curso para os pequenos produtores do município. Desta vez, a capacitação foi voltada ao plantio e manejo de pomar e ao cultivo do maracujá e beneficiou doze assentados.

As aulas foram ministradas pelo instrutor Carlos Alberto Salgueiro Cunha Rosa, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS). Durante este período, os produtores aprenderam sobre frutíferas e correção e adubação.

A seleção de mudas, tratos culturais, sanidade, importância econômica da cultura do maracujá, aspectos sociais da cultura do maracujá, aspectos técnicos, formação de viveiro, sistemas de condução, plantio da muda no campo, tratos culturais específicos, colheita e comercialização também foram abordados.
 
De acordo com o secretário municipal de Produção Rural, Pedro Lacerda, o objetivo do curso é desenvolver e aprimorar as práticas na implantação e manejo básico de pomar, utilizando as técnicas para a cultura do maracujá, fomentando dessa forma a produção da fruta nos assentamentos da região.

A capacitação foi realizada no Assentamento Jacadigo e teve 32 horas/aulas. Todos os produtores receberam certificado oferecido pelo Senar/MS. Várias outras ações serão desenvolvidas pela parceria entre Prefeitura e Sindicato Rural de Corumbá até o final de ano.