Água: prefeito vai acompanhar perfuração de poços no São Gabriel

O prefeito Paulo Duarte informou na tarde desta quinta-feira, 09, que irá acompanhar o início efetivo das obras que vão garantir o abastecimento de água aos pequenos produtores rurais do assentamento São Gabriel, localizado próximo ao Distrito de Albuquerque. A visita acontece na quarta-feira, 15, quando aproveitará para manter um novo contato com os moradores da região.

 

A visita foi anunciada durante um encontro com a equipe da Secretaria Municipal de Produção Rural, dando continuidade aos contatos que o chefe do executivo corumbaense está tendo com todos os integrantes da sua administração.

 

Antes do encontro com os servidores, o prefeito se reuniu com o secretário de Produção Rural, Pedro Lacerda, tratando de todas as questões relacionadas à pasta, entre elas, os projetos já executados, os em andamento, bem como aqueles que estão sendo preparados pela equipe.

 

Demonstrou satisfação com o trabalho já desenvolvido até o momento, principalmente pelo fato de estar permitindo um maior apoio ao pequeno produtor rural. O prefeito citou como exemplo o andamento das obras de recuperação das estradas vicinais, bastante danificadas após o período de chuvas intensas, bem como melhoria nos sistemas de abastecimento de água.

 

“Na próxima quarta-feira vamos ao São Gabriel, acompanhar o início das obras de perfuração de poços artesianos, que vão garantir o abastecimento de água para os produtores rurais. Além disso, vamos também iniciar a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde, para melhor atender os moradores”, reforçou.

 

As obras foram lançadas em março, durante um ato que contou com as presenças do próprio prefeito, do senador Delcídio do Amaral e do superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Mato Grosso do Sul, Celso Cestari.

 

No local, além da perfuração de três poços tubulares profundos, será executada também a adequação da rede de água (5.698,38 metros) e implantação de reservatórios.

 

“Vamos primeiro no São Gabriel e, em seguida, visitar os outros assentamentos rurais existentes em Corumbá”, disse o prefeito. “

Também foi autorizado o início do processo licitatório para melhorias do sistema de distribuição e recuperação das estradas vicinais, Vamos acompanhar as obras que estão em andamento, como recuperação das estradas vicinais, e tratar também de questões ligadas aos setores da saúde e educação, principalmente”, completou.

 

Paulo lembra que a parceria com o Governo Federal, via INCRA, e o apoio do senador Delcídio do Amaral, foram garantidas melhorias importantes para os assentados. No Tamarineiro II Norte será perfurado um poço artesiano e providenciada a troca de 5.102 metros de tubulação e a recuperação de 5356 metros de estradas vicinais, com implantação de bueiro.

 

No Tamarineiro II Sul, está prevista a perfuração de mais um poço, e a troca de dois reservatórios metálicos, com capacidade de 50 mil litros cada um, e a recuperação de 10.498 metros de estrada, também com construção de bueiro, e mais 59 caixas de contenção.

 

No Paiolzinho, a ação conjunta do prefeito Paulo Duarte, do senador Delcidio e do INCRA Estadual garantiram o compromisso para implementação de um poço artesiano, troca de 5.124 metros de rede de distribuição de água, recuperação de 9.366,71 metros de estradas, com três bueiros e 40 caixas de contenção.

 

No Taquaral serão dois poços com adutora; 7.766 metros de estradas serão recuperadas e ganharão bueiros e 39 caixas de contenção. Todas essas obras representam um investimento de R$ 4.497.509,48.

 

Avanços

 

No encontro com a equipe da Produção Rural, o prefeito tratou de todas estas questões e destacou outros avanços como a implantação definitiva do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para garantir qualidade aos gêneros alimentícios produzidos na região; aquisição de equipamentos para colocar a Usina de Leite, localizada no Assentamento Urucum, em funcionamento.

 

“Estamos, pessoalmente, acompanhando o andamento desses projetos. O importante é que todo o trabalho está assegurando uma relação mais próxima e direta com o produtor”, comentou, enquanto mantinha um diálogo aberto com os integrantes da equipe da pasta.

 

Outros avanços estão relacionados à abertura de uma estrada na região do Porto Chané, para atender a comunidade do Paiaguás; perfuração de poços artesianos no Taquari, retomada do programa compra direta do produtor, além das parcerias estabelecidas com a Embrapa Pantanal, INCRA, Idaterra, entre outros.