Viveiro Municipal se transforma em sala de aula para crianças do CAIC

Na manhã desta terça-feira, 30, alunos do 6º ano da Escola Municipal Padre Ernesto Sassida (CAIC), visitaram pela primeira vez o Viveiro Municipal que é responsável pela produção de mudas de árvores que estão contribuindo para o bom andamento do projeto Adote uma Árvore, lançado este ano pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.

 

 

O viveiro é mantido pela Prefeitura e a visita dos alunos faz parte da atividade em campo, ligada à disciplina de ciências naturais, desenvolvida pela escola. A visita foi uma forma de estimular a preservação e incentivar o cuidado que todos devem ter com o meio ambiente.

 

 

As 46 crianças da turma dos professores Valdemir Passos e Verzilia Paula Magalhães, tiveram a oportunidade de conhecer melhor as sementes e árvores de algumas espécies da flora nativa regional. “Tem planta que eu nunca vi na vida”, disse Camila Sousa Pantogi, 13 anos. “Eu to achando um máximo estudar essas diferentes espécies”, completou.

 

 

Para a Jaelle Veizaga Choque, de 12 anos, a atividade de campo foi uma grande novidade, que ela nunca vai se esquecer. “Eu nunca vi planta como a Pate Vaca, Barriguda e nem Saboneteira”, disse a menina. “Agora, quando a professora explicar a matéria, eu já vou saber de qual planta se trata”, contou.

 

 

De acordo com os professores responsáveis pela disciplina, os alunos aprenderam muito com a visita. “A atividade em campo é essencial para o desenvolvimento deles”, disse o professor Valdemir Passos. “É a oportunidade de experimentar e observar todo o conteúdo passado em sala de aula” completou a professora Verzilia Paula Magalhães.

 

 

Adote uma Árvore

 

As espécies disponibilizadas no Viveiro Municipal são: Castanheira; Ipê (nas variações amarelo branco, roxo e rosa); Jatobá; Jacarandá; Aroeira vermelha; Íngua; Pau Brasil; Flamboyan’t; Pimenta Brava; Farinha Seca; Saboneteira; Piúva, e até mesmo a Palmeira Imperial, responsável pela beleza da principal avenida da cidade, a General Rondon.

 

 

O Projeto Adote uma Árvore foi idealizado para transformar a área urbana de Corumbá, torná-la mais verde e, consequentemente, minimizar o calor. A iniciativa é para evitar um grande problema, a depredação causada por atos de vandalismo. A expectativa da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal é plantar cinco mil mudas na cidade, atendendo a meta estabelecida pelo prefeito Paulo Duarte.

 

 

O processo para o cidadão fazer parte do projeto é bastante simples: basta a pessoa querer a muda que a Prefeitura faz o restante. O primeiro passo é ligar para a telefone 3907-5342, ou mesmo se dirigir à Fundação, localizada na Rua Treze de Junho, 1457, entre a Sete de Setembro e Major Gama, para fazer a solicitação de uma ou mais mudas.

 

 

É preciso fornecer dados como endereço de plantio; quantidade de mudas (esta informação deve ser coerente com o espaçamento exigido para o pleno desenvolvimento da árvore, mínimo de cinco metros entre as plantas); indicar se há redes e fiações elétricas de alta tensão (isto implica na muda a ser adquirida e plantada, de forma que, espécies que tenham o crescimento vigoroso não poderão ser plantadas, ficando assim a livre escolha do munícipe entre espécies como o oiti, ipê amarelo, saboneteira ou outras de menor porte).

 

 

Aderindo ao projeto Adote uma Árvore, o cidadão corumbaense será responsável pelo devido cuidado com a árvore, como solicitações de podas, que devem ser regulares para que a árvore tenha o crescimento limitado; regar sempre para ter um bom desenvolvimento, e, é claro, cuidar para que vândalos não danifiquem a muda.