Projeto Negócio Legal vai capacitar microempreendedores individuais

A Prefeitura de Corumbá está programando para o mês de maio, a realização do Projeto Negócio Legal, para capacitar e orientar o Microempreendedor Individual (MEI), nas áreas de planejamento financeiro, acesso ao crédito, técnicas de vendas, qualidade no atendimento ao cliente, segurança do trabalho, benefícios sociais, preenchimento dos formulários mensais, entre outras. 

 

É o que informa o secretário de Industria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barros, observando que o projeto deve ser iniciado no dia 09 de maio, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, parceira da iniciativa, juntamente com o Sebrae/MS.

 

“Trata-se de uma forma que a prefeitura encontrou para se aproximar mais dos microempreendedores e ajudá-los a buscar o fortalecimento, o crescimento e, porque não, a mudança de sua classificação para Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte, nos próximos anos”, comentou o secretário.

 

Pedro Paulo informou ainda que, para o bom êxito do projeto, é importante e necessário que todos os microempreendedores do Município façam seu cadastro na Sala do Empreendedor, localizada na Rua 15 de Novembro, 659, centro da cidade. O prazo vai até o dia 30 de abril.

 

“Ninguém pode perder esta oportunidade que a Prefeitura está oferecendo de participar de um programa de capacitação gratuito, receber orientações sobre como manter a legalidade do seu negócio, parcelamento de débitos, acesso ao crédito, entre outros temas fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento”, ressalta.

 

Ele solicita ainda àqueles que já trabalham por conta própria como ambulante, costureira, pedreiro, manicure, cabeleireiro, entre outros profissionais que ainda não conhecem os benefícios de se tornar um MEI, para buscar informações, visitar a Secretaria de Indústria e Comércio, “onde estamos à disposição para ajudá-los no processo de orientação e formalização” completa Pedro Paulo.

 

Os microempreendedores

 

Os Microempreendedores Individuais (MEI) são considerados importantes no processo de desenvolvimento, já que promovem a inclusão produtiva, sobretudo de mulheres. Além disso, geram emprego e renda, e garantem benefícios sociais para si mesmos e suas famílias.

 

A partir da percepção da importância dos Microempreendedores Individuais para o desenvolvimento do Município de Corumbá, a Prefeitura por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, está propondo a realização desse projeto para conhecer mais de perto quem são estes MEIs, onde estão, quais suas maiores dificuldades, como forma de criar mecanismos que colaborem com a sustentabilidade destes empreendimentos e com seu crescimento.